Você sabe o que é esquizofrenia?

No dia 02 de abril eu escrevi o texto “Não sou mãe e gostaria de entendê-las”, no qual comento sobre esquizofrenia entre outras doenças. Com a novela Caminho das Índias, através do personagem do ator Bruno Gagliasso, o público está aos poucos aprendendo mais sobre a doença que atinge 1,5 milhão de brasileiros que geralmente se desenvolve entre os 17-30 anos de idade.

“A Esquizofrenia é uma doença da personalidade total que afeta a zona central do eu e altera toda estrutura vivencial…e os transtornos esquizofrênicos se caracterizam, em geral, por distorções características do pensamento, da percepção e por inadequação dos afetos. Usualmente o paciente com esquizofrenia mantém clara sua consciência e sua capacidade inteleitual.
A esquizofrenia traz ao paciente um prejuízo tão severo que é capaz de interferir amplamente na capacidade de atender às exigências da vida e da realidade.”

Abaixo um vídeo sobre esquizofrênia que foi ao ar no Programa Fantástico no dia 12 de abril.

O ator Bruno Gagliasso, criou o blog “reflexos e reflexões” (http://gagliassoblog.com) onde ele utiliza o espaço “para discussões sobre Tarso, esquizofrenia e outros transtornos mentais.”

Aos 30&Alguns indico alguns website sobre o assunto:

Facebook Comments

9 comentários

  1. VERI, conheço a mtos anos uma pessoa q sofre c/esquizofrenia,e todos os sintomas citados na reportagem eu vi essa pessoa apresentar,
    è uma pena q a família não tivesse conhecimento do tratamento a anos atrás.
    Com certeza hj em dia essa pessoa seria bem diferente do que é.
    bjinsss querida!

  2. É Veri, lendo isso hoje me lembro de nossa amiga , e mais ainda de uma aluna , q ontém teve um surto violento , e ela tem apenas 14 anos , e nem com remédios tem perspectiva de melhora, já vive em outro mundo ,é triste.
    Sei q tem uma explicação científica para a esquizofrenia , mas as vezes penso q tb pode ter um fundo espiritual , sei lá .
    beijos minha amiga

  3. Um tema delicado que eu acho que a sociedade não está pronta para encarar de frente. Mas é importante ser abordado de uma forma séria porque isso é uma realidade (infelizmente).bj

  4. Veridiana, todas as doencas da mente sao complicadas e dificeis de entender. A família da minha mae morre de velho.As mulheres sao sao atingidas por uma doenca neurologica irreversivel e que até agora a medicina nao descobriu.
    A última vitima jovem da doenca tem sido a minha irma. 7 anos mais nova do que eu.
    Eela está lúcida mas anda com dificuldade.Trôpega. Duas primas minhas tiveram, do nada, um AVC, Veri, e cairam na cama. Sairam para o cemiterio.
    Eu creio que eue stou viva por Obra do Divino Espirito Santo. E tbm por que eu me fiz de forte, sabe? Além do meu marido e filhos que decidiram mudar o rumo da história. Sem eles, e meus médicos, eu já estaria acamada.
    Mas, após sofrer o AVC, a primeira coisa que minha irma mais nova e enfermeira fez foi: FISIOTERAPIA DIARIAMENTE, MASSOTERAPIA, REIKI E MOSTRAVA OS ALBUNS DA FAMILIA TODA.
    Aos poucos , eu fuia dquirindo a memória…Mas confesso que tem dias em que eu tenho lapsos de memoria e naof aco nada. nao trabalho, nao estudo, nao leio…nada..o cérebro fica vazio.

    Dai, eu imagino o quanto deva ser doloroso a esquizofrenia.

    Bjs e dias felizes.

  5. Parabens pelo bruno pela atuação, esperamos que a novela faça muitas familias avrirem o olho para o tratamento de quem precisa !!! Parabens pelo blog !!

  6. oi meu nome é kassia queria deixar esse recado,nossa o Bruno agliasso,ele estar trabalhando muito bem estar sendo um otimo ator,ele estar de parabens

  7. Achei esse trabalho do Bruno muito importante,em abrir esse glog, para que as pessoas possam se informar melhor sobre a esquizofrenia, que com serteza muito pouca conhecida pelas pessoas,achei tambem muito importante quando li em um jornal que ele esta fazendo um regime pra emagrecer, pra dar mais veracidade em seu papel que esta interpretando na novela,Bruno sou sua fã n:1 e admiro muito seu trabalho…bjs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.