Você conhece as plantas tóxicas?

plantastoxicas.jpg

Segundo o SINITOX (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas) 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas no Brasil ocorrem com crianças menores de nove anos, e 80% dos casos são acidentais.

O Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, em parceria com os centros de Belém, Salvador, Cuiabá, Campinas, São Paulo e Porto Alegre, criou, em junho de 1998, o Programa Nacional de Informações sobre Plantas Tóxicas. A elaboração e distribuição de material educativo, de prevenção e tratamento, são as principais metas do programa.

O primeiro trabalho é a divulgação das 16 plantas que mais causam intoxicação no Brasil.

 

  1. OLEANDRO / ESPIRRADEIRA
    Nome popular: oleandro, louro rosa.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: a ingestão ou o contato com o látex podem causar dor em queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarréia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar a morte.
  2.  AVELÓS
    Nome popular: graveto-do-cão, figueira-do-diabo, dedo-do-diabo, pau-pelado, árvore de São Sebastião.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios,boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia.
  3. BICO-DE-PAPAGAIO
    Nome popular: rabo-de-arara, papagaio.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão;
    a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia.
  4. TAIOBA-BRAVA
    Nome popular: cocó, taió, tajá.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
  5. PINHÃO-ROXO
    Nome popular: pinhão-de-purga, pinhão-paraguaio, pinhão-bravo, pinhão, pião, pião-roxo, mamoninho, purgante-de-cavalo.
    Parte tóxica: folhas e frutos.
    Sintomas: a ingestão do fruto causa náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e até sanguinolenta, dispnéia, arritmia e parada cardíaca.
  6. SAIA-BRANCA
    Nome popular: trombeta, trombeta-de-anjo, trombeteira, cartucheira, zabumba.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: a ingestão pode provocar boca seca, pele seca, taquicardia, dilatação das pupilas, rubor da face, estado de agitação, alucinação, hipertermia; nos casos mais graves pode levar a morte.
  7. AROEIRA
    Nome popular: pau-de-bugre, coração-de-bugre, aroeirinha preta, aroeira-do-mato, aroeira-brava.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: o contato ou, possivelmente, a proximidade provoca reação dérmica local (bolhas, vermelhidão e coceira), que persiste por vários dias; a ingestão pode provocar manifestações gastrointestinais.
  8. CHAPÉU-DE-NAPOLEÃO
    Nome popular: jorro-jorro, bolsa-de-pastor.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: a ingestão ou o contato com o látex pode causar dor em queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar a morte.
  9. COPO-DE-LEITE
    Nome popular: copo-de-leite.
    Parte tóxica: todas as partes da planta
    Sintomatologia: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
  10. CINAMOMO
    Nome popular: jasmim-de-caiena, jasmim-de-cachorro, jasmim-de-soldado, árvore-santa, loureiro-grego, lírio-da-índia, Santa Bárbara.
    Parte tóxica: frutos e chá das folhas.
    Sintomas: a ingestão pode causar aumento da salivação, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia intensa; em casos graves pode ocorrer depressão do sistema nervoso central.
  11. TINHORÃO
    Nome popular: tajá, taiá, caládio.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
  12. MAMONA
    Nome popular: carrapateira, rícino, mamoeira, palma-de-cristo, carrapato.
    Parte tóxica: sementes.
    Sintomas: a ingestão das sementes mastigadas causa náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia mucosa e até sanguinolenta; nos casos mais graves podem ocorrer convulsões, coma e óbito.
  13. COROA-DE-CRISTO
    Nome popular: coroa-de-cristo.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia.
  14. COMIGO-NINGUÉM-PODE
    Nome popular: aninga-do-Pará.
    Parte tóxica: todas as partes da planta.
    Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
  15. MANDIOCA-BRAVA
    Nome popular: mandioca, maniva.
    Parte tóxica: raiz e folhas.
    Sintomas: a ingestão causa cansaço, falta de ar, fraqueza, taquicardia, taquipnéia, acidose metabólica, agitação, confusão mental, convulsão, coma e morte.
  16. URTIGA
    Nome popular: urtiga-brava, urtigão, cansanção.
    Parte tóxica: pêlos do caule e folhas.
    Sintomas: o contato causa dor imediata devido ao efeito irritativo, com inflamação, vermelhidão cutânea, bolhas e coceira.

fonte: SINITOX

 

Aos 30&Alguns sempre acho bom compartilhar informação 😉

Facebook Comments
Curta nossa página 😉
error

20 comentários

  1. Veridiana,
    Já vi um paciente internados, criança, por ter colocado na boca essa comigo-ninguém-pode.
    Não cultive esse tipo de planta em casa, pela segurança da sua família.

  2. Avelós, em certos lugares de MG é também chamado de Cega-Burro. Provoca queimaduras, e se cair nos olhos, é cruel. Sei porque fui vítima.

    Pinhão Roxo, é até gostoso ao mastigar, tem um gosto de castanha, no entanto, ele pode matar.

    Urtiga, diz quem consegue comer a sua salada, que tem gosto e sabor e as mesmas propriedades do espinafre, mas, dificil é tratar a tal erva sem sair todo ardido.

    Este cartaz destas plantas tem espalhado aqui nos hospitais e postos de saúde.

  3. Veri,eu nao sabia que o copo-de-leite era nocivo.
    Alguams delas não conheci mas A COMIGO NINGUÉM PODE É UM TERROR.
    BOAS INFORMAÇÕES.
    BJS E DIAS FELIZES



  4. Eu bebo todos os dias aveloz…pode até ser veneno mais no meu caso é usado como remédio…tomo duas gotas da seiva em 200ml de água tes vzs na semana…desinflama tudo por dentro e não causa nenhum dano á saude quando se sabe ingerir…

  5. Gostaria de saber sobre a planta “Café de Salão”. Ela parece muito com os dois tipos de “Comigo Ninguém Pode”, mas não é da mesma família. Pouquissimos Sites a relacionam como tóxica e aí está minha dúvida: Ela é ou não tóxica?


  6. O que me levou a pesquizar algumas plantas, por ter um colega que esta com cancer no joelho, e agora encontrou um nódulo no pulmão. Encontrei na internet uma planta: AVELÓS; que em Nanuque-MG divisa com a Bahia, nós conhecemos como CEGA-BURRO ou cerca-viva. A baixo de DEUS e dos médicos: a AVELÓS tem o poder de curar sobre o cancer, e como ela agém no organismo? Encontrei q pode usar como gotas na água ou usar como comprimido fitoterápico. Gostaria de te-la mais informações so bre o assunto. Agradeço a todos.



  7. nao sabia q a aroeira era veneno…cuidado com essas plantas


  8. Meu pai cortando uma cerca viva de pecado pelado,a cerca tinha um leite e ele sem querer passou no rosto antes de lavar as mãos,logo apos começou a sangrar o nariz teve uma emorragia onde foi parar em um Pronto Socorro,pode te sido por conta da planta,voces conhece esta planta?

  9. cortei uma árvore de pau-de bugre e agora estou com muita coceira e com o corpo inchado principalmente na região do olho,oque faço pra isso passa.

  10. Com a ajuda vinda de Deus e de Seu Filho, Jesus Cristo, curei de um câncer no estômago, fazendo o uso de babosa (aloe vera) e tomando quina. A babosa (aloe vera) fiz uso (e ainda faço) comendo uma pequena porção da baba pura, três vezes por semana. A quina, não deixo de usá-la, todos os dias, bebo-a normalmente quando tenho sede. Sinto bem e disposto, o comprovante da cura se deu através da indoscopia, deixando o meu oncologista surpreso.

  11. a mandioca brava mata em quanto tempo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.