aliança de casamento

A simbologia da aliança de casamento

Você sabia que usar aliança de casamento é tradição a aproximadamente 5.000 anos, desde o tempo dos egípcios?

Os egípcios foram conhecidos como os primeiros a trocarem os “anéis do amor” feitos em couro ou tecido. Assim como o círculo que não possui nem início e nem fim, o anel passou a representar a vida eterna e o amor imortal. O centro, por possuir uma abertura, significava um portão para um mundo desconhecido.

Usado no dedo anelar, o quarto dedo que liga uma veia que se conecta diretamente ao coração da pessoa.

Já na Grécia antiga o uso de alianças matrimoniais foi introduzido por Alexandre, o Grande, rei do reino grego antigo da Macedônia. As alianças eram confeccionadas em ferro imantado, o que garantiria que os corações dos noivos permanecessem para sempre conectados, mantendo a atração. Com os gregos surgiu a tradição de usar a aliança de casamento na mão esquerda.

Na Grécia, a aliança era um sinal de cuidado e afeição, conhecidos como anéis de noivado eram dados antes do casamento. Os anéis gregos podiam também presentear amigos ou pessoas importantes.

Os romanos provavelmente adotaram o uso da aliança ao conquistar a Grécia. Com a conversão do mundo greco-romano ao cristianismo romano, o uso da aliança na mão esquerda tornou-se obrigatório para os que se casavam devendo ser usada no dedo anelar.

Os homens romanos acreditavam que ao casar-se as suas mulheres passavam a ser de sua propriedade, dessa forma a aliança também significava um símbolo de posse.

Com o passar dos anos, cada vez mais povos passaram a utilizar a aliança, palavra cuja origem vem do latim alligare, que significa relação de proximidade, de união, e assim passou a ser um símbolo de um pacto entre duas pessoas que se amam.

Já nas escrituras sagradas, aliança foi cada um dos pactos que Deus fez com os homens. No rito religioso, a benção da aliança de casamento é um dos momentos mais solenes da cerimônia, marcando o momento em que os noivos são declarados casados perante o mundo.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.