Seja o seu evento uma conferência, um meet-up, um demo day, um hackaton, um encontro sobre redes sociais etc., a promoção é peça chave para ativar o processo de inscrições ou vendas e atrair o maior número de participantes possível.

Ao iniciar um plano de divulgação, é preciso levar em consideração o público que já participou de seu evento e as pessoas que ainda não conhecem sua marca.

Assim, o ideal é você elaborar um plano sólido de comunicação, capaz de atingir os possíveis participantes diversas vezes, em diversos canais, com conteúdos diferentes mas sempre reforçando a mesma mensagem. Veja abaixo cinco ações, listadas pela Eventioz/ Eventbrite Brasil que você pode realizar para atingir seus objetivos.

1 – Faça um press release com um descritivo, principais atrações, aspas do organizador em relação aos seus objetivos e expectativas, orientações para inscrições e informações de serviço (onde, quando, quanto etc.). O release é a fonte de informação oficial para sites, blogs, jornais, revistas, TV etc. Após elaborá-lo, seja você, uma empresa ou profissional de comunicação, o próximo passo é definir quais os veículos voltados para o seu público para enviar o material, veículos de alcance maior, veículos locais e outros focados em nichos. Não se esqueça de colocar os dados para contato caso o interessado queira lhe contatar.

2. Ative os palestrantes, juízes, mestres de cerimônia, etc, eles formam um time de pessoas influentes que possuem um número alto de seguidores nas redes sociais e, provavelmente, uma boa base de e-mail. Crie um relacionamento com eles ainda na fase de planejamento e convite de seu evento. Após fechar a contratação, peça para que divulguem o evento em suas contas nas redes sociais, convidem os seus seguidores para participar, falem sobre o evento, espalhem o conteúdo, divulguem promoções etc. Tudo isso fomenta o buzz em relação ao acontecimento ao mesmo tempo que mais pessoas ficam sabendo que o seu evento irá acontecer. O mesmo vale para jurados, participantes, investidores, patrocinadores. Invista em sua rede de contatos!

3. Crie um vídeo, já que vídeos são uma das formas mais eficaz para se comunicar online. Ao elaborar seu vídeo, insira imagens de edições anteriores, depoimentos de participantes, palestrantes, imagens do espaço, das atrações etc. Capriche na trilha sonora. Na hora de divulgá-lo o ideal é publicá-lo em sua página na rede social  e também no YouTube. Com o primeiro você atinge seus seguidores no Facebook de forma mais eficaz enquanto utiliza o segundo para ser distribuído em outras redes, como Twitter, LinkedIn, Google+ etc.

4. Invista em seu site, afinal o site é a porta de entrada de seu evento, onde os participantes irão buscar informações sobre a programação, participantes, atrações etc. Portanto, capriche na experiência do usuário, que deve ser resultado entre o design, clareza das informações e interação com o usuário. Você também pode desenvolver um hotsite gratuito na plataforma da Eventioz e incluir foto de capa de seu evento, descritivo, vídeo, agenda, lista de palestrantes, localização no GoogleMaps, formulário para inscrições etc.

5. Envie convites via e-mail, utilize a base contatos para se comunicar com os participantes que já conhecem a sua marca. Informe de forma direta e simples quando seu evento irá acontecer, qual o objetivo e quais as principais atrações. Em seguida, insira um link para a página de inscrições ou para o seu site. Estabeleça uma frequência para o disparo das campanhas a fim de não sobrecarregar os destinatários e causar cancelamentos de assinaturas.

6. Use grupos no LinkedIn relacionados ao segmento do seu evento, identifique os grupos e faça postagens divulgando seu evento e convidando os participantes. Esses espaços também oferecem oportunidades para a divulgação de promoções. Que tal oferecer um cupom de desconto para os participantes, por exemplo? Para não parecer oportunista, vale participar do grupo com antecedência, fazer postagens relacionadas, interagir com outros usuários etc.

7. Faça pelo menos um post patrocinado no Facebook, é uma forma eficaz de impactar possíveis participantes. Neste vale inserir um link para uma página de conteúdo e outra para inscrições.
Para configurar o post,  faça corretamente a segmentação optando pelas pessoas que já seguem sua página, amigos relacionados, utilizando palavras-chaves ou grupos de interesse, regiões geográficas etc.
Configure também as campanhas de remarketing para que os usuários que acessam o seu site, mas não fazem a conversão, sejam seguidos pela campanha.

 

Via.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

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