Santo André e a corrupção

Quem acompanha o blog, sabe que eu mudei da cidade que um dia já foi maravilhosa, para Santo André, no ABC Paulista. Me mudei para a residência onde meus avós paternos moraram e que o terreno foi comprado em 1946, local onde meu pai e meu tio nasceram e cresceram e viram os filhos passarem as férias, feriados e vários aniversários, assim como tantas outras pessoas da família.

Nesse bairro calmo, foi onde meu avô, durante mais de 20 anos teve o seu negócio… nesse mesmo bairro, apenas algumas quadras de distância está localizado o clube onde minha família inteira já frequentou…

Quando retornei a cidade em 2009, o bairro continuava relativamente tranquilo apesar da evolução dos tempos, o comércio crescente e a construção de alguns edifícios. A rua onde moro, continuava pacata, com a padaria 24h e a pizzaria selecionada pela revista VEJA durante alguns anos, como uma das melhores do ABC.

Eis que o dono de um restaurante, resolveu, ainda em 2009,  inserir uma programação com música ao vivo, no início toda quarta-feira era dia de show com dupla sertaneja, o sucesso foi tanto, que os shows passaram a acontecer também quintas, sextas, sábados e domingos, e então ele teve a idéia de ter shows de pagode.

O restaurante não tem acústica para tal tipo de evento e eu, particularmente, duvido que tenha alvará para funcionar como casa de show, mas como aqui é Brasil, dando um jeitinho, tudo pode…

Eu, como cidadã que pago impostos e sei que existe a “Lei do Silêncio” , fui atrás dos meus direitos, me informei e fiquei sabendo que deveria fazer reclamações a SEMASA-Servoço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra-Estrutura, infelizmente, não é nenhuma surpresa o que ocorreu, de todas as reclamações que fiz, todas deram com “improcedente”, essa foi a informação que recebi de um funcionário, ou seja, todas as vezes que liguei para denunciar o barulho excessivo que ocorria durante a madrugada, segundo o fiscal da SEMASA o mesmo não estava ocorrendo.

Abaixo, as respostas ás reclamações, detalhe que eles perguntam se você quer que o fiscal vá na sua casa fazer a medição do barulho, informei que sim, mas aqui nunca apareceu nenhum fiscal…

#173154 (07/10/09) – improcedente
#174600 (12/10/09) – improcedente, estabelecimento fechado
#184034 (24/10/09) – impossibilidade de medição pois havia motos acelerando em frente ao estabelecimento
#184257 (25/10/09) – improcedente
#188441 (30/10/09) – improcedente

Resolvi então entrar em contato com a ouvidoria da SEMASA e recebi :

Oficio OUV n° 1167/09 – so
Processo OUV04012/09-700
Santo André, 16 de dezembro de 2009
Ref. Protocolo n° OUV 02676/09Poluição sonora – Bar
Prezado(a) Senhor(a)  Veridiana Serpa
A Ouvidoria da Cidade de Santo André vem por meio deste informar a Vossa Senhoria o resultado do encaminhamento de sua reclamação aos órgãos municipais, objeto do protocolo em referência:
A SEMASA declarou :
“Para o estabelecimento denominado C A C Oliveira e Cia Ltda – ME, situado a Rua ************* consta a seguinte penalidade administrativa: 01 Advertência Ambiental pela emissão de ruído acima dos parâmetros legais.

O infrator tornou-se ciente de que estará sujeito a aplicação de novas penalidades administrativas, em se tratando do descumprimento da legislação ambiental no que se refere a emissão de ruído.

Informamos ainda que o estabelecimento foi monitorado nos seguintes dias e horários:
– em 03.10.09 ás 21h30min: não se constatou atividade ruidosa,
– em 24.10.09 ás 01h08min: impossibilidade de medição, devido a motos estarem acelerando e veículos com alarme disparado,
– em 06.11.09 ás 03h03min: não se constatou atividade ruidosa, e,
– em 09.12.09 ás 20h: não se constatou atividade ruidosa.

O local continuará a ser monitorado, e, se constatada irregularidade serão adotadas as medidas cabíveis. Será encaminhado ofício ao DCURB-PSA para verificar a existência de Alvará de Funcionamento.

Com as informações acima, consideramos esta reclamação como encerrada, mas não o caso, porém, se o usuário necessitar de outras informações, estamos a disposição no telefone 115, pela internet no site www.semasa.sp.gov.br ou nos Postos de Atendimento.”
Sendo o que tinhamos a informar, a Ouvidoria da Cidade de Santo André permanece à sua disposição
Atenciosamente
Reinaldo Abud
Ouvidor

A verdade é que nada ocorreu, estamos em 2011 e os shows continuam, a diferença é que até o segundo semestre de 2010 os shows ocorriam no primeiro andar, com as caixas de som localizadas perto da porta, já que a capacidade do local não conseguia manter todos dentro do ambiente, então o som tinha que vazar para a rua, para que as pessoas pudessem escutar. Desde o segundo semestre de 2010, os donos alugaram o andar de cima, onde agora acontecem os shows, o volume na rua diminuiu, mas mesmo assim,  a metros de distância, pode-se escutar e distinguir perfeitamente quais músicas estão sendo tocadas.

O que posso concluir? Bem, ou o fiscal ou fiscais da SEMASA sofrem algum tipo de problema de audição, podendo adicionar a isso um certo problema de visão, ou não foram ao local como informado ou deixo a terceira opção para vocês leitores, chegarem a alguma conclusão.

Barulho dentro de um ambiente é problema da SEMASA, já barulho na rua é problema da POLÍCIA, que sinceramente, não serve para muita coisa … eu estou cansada de ouvir que os policiais corruptos são a minoria nas corporações, eu ligo para o 190, reclamo e nada acontece, nem mesmo quando informamos que estamos sendo ameaçados, mas o curioso é que a polícia passa por aqui, mas pelo visto, não para atender a população.. o que posso notar é que os donos dos estabelecimentos comerciais não tem do que reclamar.

Como a população brasileira na sua maioria sofre da falta de educação e noção de cidadania, de direitos e deveres, é comum, principalmente entre quinta-feira e domingo, sairmos e ao voltarmos para casa após as 22h não conseguirmos entrar com o carro na garagem, já que geralmente tem algum carro estacionado na nossa porta.

Esse problema tem que ser levado ao Departamente de Trânsito do Município, o fiz e a resposta, pasmem, mas fui informada que se desse estariam enviando uma viatura para multar o veículo, mas que o mesmo não seria rebocado, ou seja, eu que continuasse com o meu carro na rua.

O problema agora, outro a ser adicionado aos que já relatei acima, são as pessoas que se acham no direito de estacionar na porta da minha casa, abrir o porta-malas do carro, tocar funk nas alturas entre 23-4h. Ontem quando meu marido foi pedir para baixarem o volume, foi ameaçado, e ainda tivemos que ouvir ” qualé, tá tirando uma com os manos? se fulano estivesse aqui, já tinha dado tiro” …

Os moradores da rua são reféns dessa situação, não adianta procurar as autoridades, nem mesmo a imprensa, que provalemente só vai aparecer na hora que ocorrer uma tragédia. Assim como foi o ocorrido em setembro de 2009 quando no mesmo bairro a poucos metros de onde ocorre tudo que estou relatando, explodiu a casa de fogos … os moradores já tinham feito petições, chamado as autoridades e nada, absolutamente nada foi feito a respeito.

Aos 30&Alguns vejo como é lamentável a forma como os serviços públicos funcionam no Brasil, onde você mesmo estando certo não pode contar com ninguém, o máximo que pode fazer é anotar, no meu caso, a placa do carro, caso em um futuro (isola) algo aconteça, você tenha pelo menos uma forma de tentar identificar os culpados… esse é o nosso país…

Facebook Comments

12 comentários


  1. Moça, vai se preocupar com reais necessidades como, exploração sexual infantil, fiscalizar o cumprimento de promessas feitas pelos seus policos escolhidos, vai cuidar do seu filho, cachorro, gato ou até mesmo maridão!! O comercio faz-se girar dinheiro em teu bairro, proporcionando o aumento de “empregos” diretos e indiretos diminuindo consideralvelmete uma possivel “onda” de criminalidade que vem se espalhando por todo o País. Aproveito que da pra distinguir perfeita a musica que esta tocando ametros de distancia compra uma cervejinha no mercado em dias de “shows” senta ali perto e curti tudo isso gratis e ainda sem o risco de ser detida em uma barreira policial com bafometros, ou ainda melhor aproveite o tamanho barulho e curta a noite com o maridao sem risco dos vizinhos escutarem… Sou de Campo Grande-MS , onde a tradição de anos atras, foi encerrada neste por reclamações deste tipo. Sendo maravilhoso o fato que em nossa cidade vem tendo alagamentos, corregos assoreados, familias e familias sendo REALMENTE prejudicadas perdendo seus lares e pertences, além da PAZ que ali existia antes da chuva!!! Depois, nos jovens que temos de avaliar nossos conceitos!! Dá um tempo vai!!!

    1. Author

      Vinícius, infelizmente por causa de pessoas como você que essa situação acontece, pessoas que não entendem nada de leis, principalmente de lei do silêncio e do respeito ao próximo… lamentavelmente tenho que receber esse tipo de comentário …

  2. Um absurdo!!!!! Toda vez que escuto as histórias sobre os incidentes no seu bairro, fico pasma com a negligência das autoridades!
    Agora com um bebê pequeno, imagino como vcs devem estar revoltados; e com toda razão!
    Espero que este seu post faça alguma diferença!!!!!!!
    Força aí! bjs

    1. Author

      Pra pessoas como nós que já tivemos a oportunidade de morar fora e você que mora aí na Dinamarca, é revoltante ver como aqui as leis não funcionam, os cidadãos na sua maioria não tem noção de onde acaba e começa sua liberdade e por esse motivo acontece a total falta de respeito de uns para com os outros.
      É lamentável ver como nosso país é atrasado em termos de cidadania, respeito, educação, leis e regras e com um sistema falido.

  3. Tendo em vista que tenho o mesmo problema com barulho, sendo que o referido , barulho vem do predio situado na Av. D.PEDRO I, N 580, esquima com a R MARIANGELA DE NADAI PEREIRA o referido local é um salão de baile, onde não há respeito com os visinhos, simplismente as musicas ao vivo não deixam a visinhança dormir. Ligo para o numero 115, peço que mandem fiscalização e nada acontece com o referido comercio, sei que tem uma norme quantidade de multas que não são pagas . o referido semasa ja esteve no local tentando lacrar o referido predio e sempre vem um telefonema de algum gabinete pedindo que a equipe se retire do local. vamos tentando quem sabe algum dia entre alguem com sangue para dirigei o referido setor e mande feichar de vez o referido salão de baile usando assim o direito da lei do silencio. espero que alguem do setor analise estas palavras e tome alguma atitude, pois garanto que nenhum desses diretores moram ao lado de um salão de baile, pois se mora-se ja teriam tomado as devidas providencias. Espero que alguem de bom senso providenciem a aplicação da referida lei do silêncio, um abraço e muito grato. se não prestou atenção e outro endereço e outro CASO

  4. Ola Veridiana.
    Gostaria de saber se seu caso foi resolvido, pois estou passando por problema semelhante.

    1. Author

      Luciano o problema foi resolvido, mas fizemos muita pressão, os moradores foram na reunião do Conseg e além disso várias pessoas entraram em contato com o perfil do prefeito no Facebook cobrando providências. Só funciona na pressão, pois a impressão que tenho é que quem deve fiscalizar, não o faz, aí as coisas chegam em tal ponto, que somente todos os moradores se unindo e indo cobrar é que funciona. Na minha rua, um morador distribuiu em todas as casas a data e endereço da reunião do Conseg e muitos moradores foram e cobraram e a resposta das autoridades (polícia, vigilância sanitária, guarda municipal) foi imediata.

  5. Obrigado Veridiana, Poderia me dar informacoes mais detalhadas desse Conseg e do contato do prefeito?

  6. Aqui em casa tb é um inferno, uma vizinha sem noção liga o radio da casa dela no funk proibidão no ultimo volume as 1:00hs da manhã e não se importa com mais nada , que as outras pessoas precisam trabalhar e acordar cedo. Isso porque a sem noção tem criança pequena na casa cerca de uns dois anos de idade, imagina se não o tivesse.

    Isso porque moro em um bairro nobre de santo andré, minha esperança que acabe logo o contrato dela de aluguel e que ela mude logo, porque reclamar para o nossos orgão publicos é sempre jogar tempo fora, Santo André com o nosso prefeito Aidan tem uma das piores administrações que já passaram por aqui, e se depender de mim nunca mais recebe nenhum voto. nunca mais

    1. Author

      depois que eu entrei em contato com o perfil do prefeito no facebook, recebi um telefone de contato onde fui muito bem atendida. Antonio vc tb pode enviar email para ouvidoria@santoandre.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.