Outubro Rosa: nessa luta, o pensamento positivo faz toda diferença
Pensar positivo e ver o lado bom da vida, pode ser a chave para uma boa recuperação.

Por José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.

O mês de Outubro é marcado em todo o mundo por ser o mês de combate ao câncer de mama. Essa campanha iniciou nos Estados Unidos e expandiu para o mundo sendo acolhida por diversos países, e no Brasil não foi diferente. Em meados de 2002, no mês da campanha, a  cidade de São Paulo iluminou o Obelisco do Ibirapuera com a cor rosa, como forma de apoio a causa.

Com o tempo, a campanha foi se tornando conhecida e hoje consegue abordar milhares de pessoas pelo mundo todo. Pois através da campanha Outubro Rosa, as informações chegam às pessoas de forma rápida e correta, despertando uma preocupação que antes existia apenas para uma pequena parcela das pessoas.

Sabe-se que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento podendo ter até 95% de chance de cura. Lembrando que hoje, o câncer de mama é, no mundo, uma das doenças que mais matam as mulheres, por isso, é preciso ter toda atenção e cuidado quando o assunto é a saúde das mamas de uma mulher.

Lidando com o desafio

Com certeza, o momento do diagnóstico é um dos mais difíceis para uma mulher, por isso, quando diagnosticada com câncer de mama, a mulher precisa ser forte e ter o apoio das pessoas mais próximas, como a família, amigos, esposo e filhos.

Com o início do tratamento, os efeitos colaterais dos medicamentos acabam influenciando no comportamento e humor das pacientes, é nesse momento que os maiores desafios começam a aparecer e encontrar meios para suportar o momento que é verdadeiramente desafiante se torna indispensável.

Algumas mulheres se apegam a religião, a família, aos amigos, outras optam por buscar novos hábitos e hobbies para ocupar seu tempo, mas nem sempre conseguem um resultado que de fato consiga melhorar a autoestima ou amenizar os sentimentos que estão passando durante o período de tratamento.

Uma estratégia poderosa para conseguir vencer o tratamento contra o câncer é o pensamento positivo. Além de ter o apoio daqueles que te amam, é fundamental trabalhar a mente para que os pensamentos negativos desapareçam, dando lugar aos bons pensamentos, as boas vibrações e a energia positiva.

Trabalhar o pensamento positivo pode ser bastante desafiador para uma pessoa que está passando por momentos tão difíceis, por isso, se for necessário, vale a pena buscar ferramentas, técnicas, cursos, artigos, livros e tudo que for necessário para auxiliar nessa transição de pensamentos ruins para pensamentos positivos.

Falando em pensamentos positivos, em energias positivas, em boas vibrações, é relevante ressaltar que o Coaching consegue trabalhar todas essas questões de forma bastante eficaz. Aliás, o Coaching pode ser uma opção maravilhosa para as mulheres que já foram diagnosticadas com o câncer de mama.

Com ele, essas mulheres podem poderão enfrentar a vida e os momentos desafiadores com outro olhar, com uma visão mais positiva e otimista. Muitas vezes, algumas conseguem entender que a doença é apenas mais um obstáculo que deve ser vencido, e que para isso é imprescindível ter força e fé.

Veja como o pensamento positivo e as palavras positivas podem influenciar a vida de uma pessoa:

  • Uma pessoa que pensa positivamente consegue ter bom humor;
  • Pessoas com bom humor possuem 55% menos chances de risco de doença cardíaca;
  • Uma pessoa com pensamentos positivos e otimistas se sente melhor e está mais propenso a cuidar mais da saúde;
  • O pensamento positivo altera o humor de uma pessoa, além de conseguir abolir o estresse, o que auxilia na recuperação de doenças;
  • Por se tornarem mais otimistas, as pessoas com pensamento positivo assumem suas responsabilidades e vão atrás dos seus objetivos com mais garra.

Por esses motivos, pense positivo, seja otimista, por mais que a vida pareça injusta, é importante tentar ver a vida com outros olhos e buscar formas de lidar com cada desafio. Nesse Outubro Rosa, faça a prevenção, cuide da sua saúde, esteja atenta aos detalhes e se perceber qualquer alteração durante o autoexame, faça a mamografia, pense positivo e siga em frente!

Após o diagnóstico do câncer de mama, o próximo passo é a preparação para a principal etapa do tratamento: a cirurgia de retirada do tumor. Mastectomia, como é chamado o procedimento, resulta na remoção total ou parcial da mama, a depender do tamanho e da localização do câncer.

Quando a reconstrução ocorre imediatamente depois da retirada da mama, as vantagens são maiores para a paciente, pois o procedimento evita a depressão, aumenta a autoconfiança e agiliza retomada da vida sexual. A cirurgiã plástica Ivanoska Filgueira conta que os benefícios vão além da estética. “A autoestima da mulher é recuperada. Poder colocar uma roupa de banho ou usar a roupa preferida faz toda diferença na vida da paciente.”

O tipo de reconstrução a ser realizada depende do tamanho e da localização do tumor. A utilização de tecidos e músculos da própria paciente, com próteses de silicone são os métodos mais conhecidos. “Durante o procedimento, a auréola do seio também é reparada. A área pode ser reconstruída com retalhos, levantamento do bico ou com tatuagem”, explica Ivanoska.

Autoestima

Depois de receber o diagnostico do câncer e passar por seis meses de quimioterapia, Bárbara Matos retirou as duas mamas. A reconstrução foi imediata, utilizando expansor e prótese de silicone para acompanhar a extensão natural do corpo.

“No momento que a mulher recebe o diagnostico de câncer de mama e descobre que vai perder a mama a grande preocupação é com a questão da feminilidade e da sexualidade. Eu, como atleta, pensei também na funcionalidade do meu corpo”, atesta.

Após a cirurgia, com muita dedicação às fisioterapias diárias e acompanhamento médico, o tratamento contra o câncer de mama e a reconstrução não comprometeram as ações cotidianas da atleta.

O fato de praticar atividades físicas antes do diagnóstico influenciou diretamente na recuperação. “Meu corpo estava muito preparado, eu tinha uma musculatura forte e isso me ajudou a passar bem por todo tratamento. As cicatrizes são as marcas da minha vitória”, declara.

Recuperação

Assim como qualquer cirurgia, o pós operatório requer repouso e cuidados especiais. Medicamentos indicados para evitar inflamações ou preocupações posteriores são receitados pelo cirurgião. Se não houver nenhum tipo de complicação, a paciente pode retomar as atividades diárias após 30 dias de cirurgia. Vale lembrar que a reconstrução não invalida a importância do acompanhamento periódico através de mamografia, autoexame e outras técnicas de detecção de câncer.

 

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com