Benjamin Franklin, jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor, enxadrista, um dos líderes da Revolução Americana, não nasceu em uma família aristocrática, deixou os estudos aos 10 anos, foi trabalhar com aprendiz de impressor aos 12, tornou-se colaborador da publicação, editor nominal, brigou com irmão, fugiu e tornou-se fugitivo da lei, encontrou trabalho como impressor, trabalhou como compositor tipográfico, escritor, junto com outros maçons iniciou em 1731 a primeira biblioteca pública da Filadélfia. Para isso fundaram a primeira empresa que encomendou os primeiros livros em 1732. O sucesso da empreitada, encorajou a abertura de bibliotecas em outras cidades americanas.

Benjamin fundou a Universidade da Pensilvânia e a sociedade filosófica americana, com o fim de fomentar a comunicação das descobertas entre os homens da ciência. Fazia pesquisa da estática, fez descobertas sobre a eletricidade que lhe deram reputação internacional identificando as cargas positiva e negativa e demonstrando que os raios são um fenómeno de natureza elétrica tornando esta teoria inesquecível através da experiência de fazer voar uma pipa durante uma tempestade.

Entre as suas invenções estão o pára-raios, o aquecedor de Franklin (franklin stove), as lentes bifocais e o corpo de bombeiros norte-americano.

Estabeleceu duas áreas de estudo importantes das ciências naturais: eletricidade e meteorologia. Como tipógrafo e editor de jornais, em suas andanças notou através de conversas que algumas tormentas se deslocam, o que levou aos mapas sinópticos da meteorologia dinâmica, substituindo a dependência única pelos gráficos da climatologia.

Em 1751, Franklin e Dr. Thomas Bond obtiveram o alvará da legislatura da Pensilvânia para estabelecer o primeiro hospital na nação que viria a se chamar Estados Unidos da América. Em 1754, Franklin liderou a delegação da Pensilvânia ao congresso de Albany e propôs um amplo plano de união para as colônias e mesmo sem ser adotado elementos do plano encontraram lugar nos artigos da confederação e da Constituição Americana.

Na política foi um hábil administrador, figura controversa, usou sua influência para favorecer familiares. Foi responsável pela reforma do sistema postal e ganhou fama de estadista por seus serviços diplomáticos, atuando na ligação das colônias com a Grã-Bretanha e mais tarde com a Rússia.

Benjamin Franklin sempre tomou uma abordagem muito estruturada para o sucesso, ainda jovem, definiu 13 princípios que poderiam guiá-lo como um empreendedor, essas virtudes não precisam necessriamente serem seguidas ao pé da letra e na sequência, deve-se levar em conta as suas próprias circunstâncias e tentar escrever um código que se aplica a elas.

Os 13 princípios tais como escreveu e na ordem que lhes deu eram:

1. Temperança – não coma até o embotamento; não beba até a exaltação.
2. Silêncio – não fale sem proveito para os outros ou para si mesmo; evite a conversação fútil.
3. Ordem – tenha um lugar para cada coisa; que cada parte do trabalho tenha seu tempo certo.
4. Resolução – resolva executar aquilo que deve; execute sem falta o que resolve.
5. Frugalidade – não faça despesa sem proveito para os outros ou para si mesmo; ou seja, nada desperdice.
6. Diligência – não perca tempo; esteja sempre ocupado em algo útil;dispense toda atividade desnecessária.
7. Sinceridade – não use de artifícios enganosos; pense de maneira reta e justa e, quando falar, fale de acordo.
8. Justiça – a ninguém prejudique por mau juízo ou pela omissão de benefícios que são dever.
9. Moderação – evite extremos; não nutra ressentimentos por injúrias recebidas, tanto quanto julga que o mereem.
10. Asseio – não tolera falta de asseio no corpo, no vestuário ou na habitação.
11. Tranqüilidade – não se perturbe por coisas triviais, acidentes comuns ou inevitáveis.
12. Castidade – evite a prática sexual sem ser para a saúde ou procriação; nunca chegue ao abuso que o enfraqueça nem prejudique a sua própria saúde, ou a paz de espírito ou reputação de outrem.
13. Humildade – imite Jesus e Sócrates.

Estes princípios foram divididos em pessoal e social e foram traduzidos e atualizados para o mundo empresarial moderno.

1. Não perca tempo; trabalhe sempre em algo útil; corte todas as ações desnecessárias.
2. Deixe todas as suas coisas terem seus locais; deixe que cada parte do seu negócio tenha o seu tempo.
3. Não prejudique, lese ou omitia deixando de cumprir o seu dever.
4. Não se envolva em relação sexual por fraqueza, satisfazer apenas o seu desejo, tirar a paz ou acabar com a sua reputação ou de outrem.
5. Não faça nenhuma despesa, a não ser que seja para fazer o bem aos outros ou a si mesmo, ou seja, não desperdice.
6. Não se deixe perturbar por ninharias, por acidentes comuns ou inevitáveis.
7. Não tolere nenhuma impureza no corpo, roupas, ou habitação.
8. Não se embreague ou coma em excesso
9. Seja direto com as pessoas, não as engane, seja justo e aja de acordo com o que diz
10. Não fique sentando pensando sobre o que fazer, faça, realize, execute.
11. Não fique obssecado sobre uma parte do negócio à custa de outros, evite extremos
12. Evite conversas insignificantes, comece a fazer as coisas acontecerem
13. Seja humilde, imite a Jesus e Sócrates.
A realidade é que hackers e multitaskers (pessoas capazes de fazerem várias tarefas ao mesmo tempo)  sempre sairão na frente, tente conceber um sistema para manter-se focado e com tudo relativamente em ordem. Não se esqueça que práticas de negócios obscuros pode voltar e te comprometer, tente manter um ambiente de trabalho saudável, evite se possível rolos com colegas de trabalho. Esqueça extravagâncias, quando as coisas derem errado, respire, relaxe e recomece. Vista-se para impressionar, com certeza o seu tempo renderá mais se não tiver de ressaca, não esqueça de ser direto com as pessoas, essa é a melhor maneira de se conectar com clientes e colegas de trabalho. Não deixe que problemas te acompanhe, defina uma meta e tente resolvê-los, assim como também não deixe que um aspecto de seu negócio supere todos os outros. E quando seus concorrentes jogarem sujo, não leve para o pessoal. E em tempos modernos não tweet ou coloque nas redes sociais cada pensamento aleatório, a comunicação funciona melhor quando você tem algo interessante a dizer.

Fontes> 1 e 2

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com