Um estudo realizado em 2009 na UCLA (University of California, Los Angeles), publicado no Journal of Neuroscience, pesquisou o cérebro e a inteligência de 92 pessoas, e descobriu que pessoas inteligentes pensam mais rápido, ou seja, quanto mais inteligente mais rápida a informação se move redor do cérebro e esta capacidade de pensar rapidamente, aparentemente, é herdada.

Todos os participantes fizeram testes de QI (Quociente de inteligência), em seguida, os pesquisadores estudaram os cérebros utilizando uma técnica chamada imagem de tensor de difusão (diffusion tensor imaging – DTI), uma variante de imagem por ressonância magnética (IRM), que pode medir a integridade estrutural da substância branca cerebral, que é composta das células que transportam os impulsos nervosos de uma parte do cérebro para o outro. Quanto maior a integridade estrutural, mais rapidamente os impulsos nervosos viajam.

Os exames ITD dos 92 participantes do estudo revelaram uma ligação clara entre a velocidade do cérebro e a inteligência provando que quando você diz que alguém tem o raciocínio rápido, é realmente verdade, os impulsos estão indo mais rápido e eles são simplesmente mais eficientes no processamento de informações, e em seguida, a tomadade uma decisão com base nele.

O estudo também descobriu que os fatores genéticos desempenham um grande papel na velocidade do cérebro, os 92 participantes eram gêmeos, alguns gêmeos idênticos, que compartilham os mesmos genes e outros eram gêmeos não-idênticos, que compartilham apenas determinados genes.

Ao comparar os grupos, os pesquisadores foram capazes de desvendar os genes associados com a integridade estrutural da substância branca. E acabou que muitos desses genes também foram associados com inteligência.

O estudo mostra que uma grande parte do aspecto genético da inteligência tem a ver com as faixas de matéria branca que se ligam as diferentes partes do cérebro.

A boa notícia é que não estamos necessariamente presos com o cérebro, ou a velocidade do cérebro que herdamos, isso ajuda a ter determinados genes, mas qualquer pessoa pode ficar mais esperta já que o cérebro é como um músculo, quanto mais você trabalhar, mais eficiente ele se torna.

Pessoas que praticam um instrumento, solucionam problemas ou aprendem um idioma estão constantemente fortalecendo certos caminhos em seus cérebros. Nossos cérebros, ao contrário de nossos corpos, tem um pico relativamente tardio na vida, os fios entre as células do cérebro, as conexões, são as coisas que você pode modificar ao longo da vida, eles mudam e melhoram através de seus 40, 50 anos e 60 anos.

Existem razões práticas, bem como académicas, para medir a velocidade do cérebro visto que a técnica pode identificar problemas, tais como a doença de Alzheimer, o que retarda o cérebro e porque os exames são tão sensíveis, podem mostrar se os novos medicamentos utilizadas no tratamento da doença realmente funcionam.

Via.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com