Obrigações e leis

Uma conhecida minha foi “convidada” para fazer parte do juri em um julgamento que está ocorrendo na cidade onde mora. Já tem a vida toda atribulada com estágio, trabalho, faculdade, enfim 24 horas para ela é pouco, mas ela tenta fazer o melhor que pode com o tempo que tem e com as obrigações que a vida lhe impõe.

Além de acordar às 5 da manhã, quando começa o seu dia e voltar para casa só depois das 23h, agora ainda tem que participar desse julgamento. Tudo bem eu entendo que é preciso, que alguém tem que ir, etc.

O réu está sendo julgado por homicídio e o promotor está pedindo 19 anos de cadeia, até aí normal, não entendo de leis, mas cada um com seu cada um, o problema que eu não entendo é como após a audiência os parentes do réu podem ficar esperando os jurados na escadaria do fórum para confrontá-los.

Aos 30&Alguns eu realmente não entendo o cidadão ter que dar quase que literalmente a cara a tapa, por simplesmente cumprir com seu dever cívico, me diz uma coisa, não deveria ter uma saída especial para os jurados ou algo que não permitisse essa confrotação ou isso ocorre apenas nos filmes de Hollywood? Alguém me explica?

Facebook Comments

4 comentários

  1. Oi, Veri!

    Não é tão assim. Eu estava já digitando uma porção de certezas, mas como no meio do caminho entrei nos “achismos”, achei melhor deixar a resposta à sua pergunta a alguém capaz.

  2. Amigos.
    Não sou jornalista nem escrevo bem.
    Sou aposentado, recebendo do INSS e tendo o IR descontado na fonte. Não recebo as benesses de nosso apedeuta mor que tem pensão do INSS acima do máximo, isento de Imposto de Renda por se achar perseguido político, ou melhor, por se anistiado político.
    Luto com as armas que tenho que é um blog, como forma de desabafar ao ver tanta roubalheira, falta de ética, falta de honestidade e principalmente falta de vergonha na cara desta quadrilha que tomou de assalto o Palácio do Planalto.
    Quero convidar os amigos a participarem da minha forma de protesto, o blog Brasil – Liberdade e Democracia – http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/.
    Se não levantarmos nossas vozes em protesto o que será deste país para nossos filhos e netos?
    Agora é a hora de lutarmos por uma pátria livre democrática, e sobre todo com governantes honestos e éticos.

  3. Enquanto os Poderes Executivo e Legislativo gastam o nosso dinheiro com passagens aéreas, abonos e ajuda de custo para roupas e outras coisas absurdas, conheço juízes que tiram do próprio salário para que se tenha papel para imprimir as audiências, outro juiz que trabalha em Vara de Família que paga lanche para algumas mães que comparecem sem ter dinheiro para almoçar e dar de comer aos filhos…
    Eu também concordo que deveríamos ter saídas específicas para os jurados, que cumprem seu dever cívico e precisam de segurança, precisamos fazer chegar uma enxurrada de emails, cartas, faxes e telefonemas nos gabinetes dos deputados e senadores para que parem com a pouca vergonha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.