doenças vasculares

Segundo dados do Ministério da Saúde, 1 em cada 5 brasileiros (18,9%) são obesos e é cientificamente comprovado que a obesidade desencadeia doenças vasculares

Cuidar da sua saúde é sinônimo de cuidar da sua alimentação! E isso só depende do esforço de cada um. Sabemos que, com a chegada das festas de fim de ano, é comum as pessoas deixarem de se preocupar com a nutrição e, muitas vezes, acabam até exagerando. Por isso, praticar exercícios e manter uma dieta equilibrada são cuidados essenciais ao longo de todo o ano, esta é a receita saudável para evitar tendência à obesidade, uma doença que tem crescido consideravelmente nos últimos anos.

A obesidade é caracterizada pelo consumo excessivo de calorias na alimentação, que gera um grande acúmulo de gordura corporal do indivíduo. Além de ser uma preocupação estética, o sobrepeso é um grande fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como a diabetes, dificuldades respiratórias, colesterol alto, hipertensão, e claro, problemas vasculares. As pessoas acima do peso têm maior disposição de desenvolver varizes por conta da quantidade de gordura e volume sanguíneo dentro das veias, o que aumenta a pressão entre os vasos favorecendo sua dilatação, impedindo assim, a circulação de sangue entre as artérias.

Robert Guimarães, médico especialista em cirurgia vascular, endovascular e angiorradiologia, sentiu na pele os problemas acarretados pelo sobrepeso e hoje faz questão de alertar a população sobre a doença, seus riscos, prevenções e tratamentos. “Cheguei a pesar mais de 120 quilos e percebi que estava com indícios de problemas vasculares que eu mesmo trato em outras pessoas. Precisei mudar para dar o melhor exemplo para meus pacientes”, conta o Guimarães.

Segundo o especialista, a obesidade pode ser uma doença genética ou desenvolvida por conta dos seus hábitos diários, portando é necessário prevenir este mal com mudanças na alimentação, prática de exercícios físicos, realização de exames, acompanhamento médico, adaptação da rotina de sono, redução dos níveis de gorduras e açúcar no sangue, evitar o stress e manter uma dieta balanceada.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.