O que são e como aliviar as cólicas menstruais

Cólicas menstruais são um problema muito comum em adolescentes e mulheres, podem ser leves, moderadas ou fortes, fazendo com que 10% das mulheres/meninas fiquem incapacitadas de realizar todas as suas atividades naturalmente durante até 3 dias no mês.

Cerca de 80% do tempo, as cólicas fazem parte da síndrome da dismenorréia primária, as cãibras são causadas por hormônios denominados prostaglandinas que causam cólicas dolorosas no útero durante a menstruação.

A produção de prostaglandinas no útero é estimulada pela progesterona, que é produzida pelo ovário após a ovulação e as prostaglandinas podem afetar outros órgãos, gerando por exemplo, dor nas costas, dores de cabeça, náuseas, vômitos, tonturas e/ou diarréias acompanhadas das cólicas menstruais.
Estes sintomas podem iniciar um ou dois dias antes do fluxo menstrual começar, geralmente o pico ocorre no segundo dia do fluxo.

Algumas dicas para aliviar/prevenir as cólicas:

1 Reduza o consumo de sal, açúcar e cafeína durante a semana antes do seu período, ajuda a evitar cólicas e reduz a dor das mesmas caso ocorram.

2. Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte ou vegetais verdes folhosos. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ciências e Tecnologia da Jordânia, após analisar 127 estudantes universitárias, sendo que 87% delas sofriam de cólicas mentrual severa, o consumo de leite e derivados pode amenizar os sintomas das cólicas menstruais. Os resultados mostraram que as mulheres que consumiram de 3 a 4 copos de leite e/ou porço~es de seus derivados por dia, apresentaram uma redução acentuada nas dores, comparadas às mulheres que não consumiam nenhuma porção e tiveram uma redução significativa nos sintomas, comparadas às mulheres que consumiram até duas porções de leite e derivados por dia.

3. TUm colpexo vitamínico do tipo B pode ajudar caso a mulher seja suscetível a cólicas menstruais. A vitamina B 6 é especialmente importante, mas a mulher não deve tomar mais de 100mg por dia.

4. Aplique calor nos músculos quando ocorrer cólicas, tomando um banho quente ou colocando bolsa de água quente no abdômen ou costas.

5. Mova-se, ficar sentada ou deitada pode fazer com que a mulher sinta-se pior. Natação e caminhada são atividades recomendáveis pois são suaves e não muito estressante, assim como certos alongamentos e posições da ioga também ajudam a aliviar as dores.

6. Caso sofra de dor nas costas devido às cólicas, evite ficar em pé por longos períodos.

7. Massagem nas costas alivia a tensão e a dor.
9. Faça uma pausa, respire profundamente.

Caso nenhuma das dicas acima funcionem, os medicamentos acabam sendo a única forma de tratamento para as cólicas, geralmente as mulheres acabam tomand remédios a base de .

8. Leve o ibuprofeno, “um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteróides (AINE) sendo também analgésico e antipirético, utilizado frequentemente para o alívio sintomático da dor de cabeça (cefaleia), dor dentária, dor muscular (mialgia), moléstias da menstruação (dismenorreia), febre e dor pós-cirúrgica” ou o naproxeno, “derivado de ácido propiônico é um antiinflamatório não esteróide … presenta ação analgésica, antitérmica e antinflamatória“, ambos ajudam a aliviar as cólicas.

Mas aos 30&Alguns, sempre ressalto, que sempre antes de se medicar, pergunte ao seu médico se o medicameto é ideal para o seu caso.

Via: 1 , 2.

Facebook Comments

1 comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.