Ao criar o produto, o sempre tenha em mente a pesquisa de mercado que é a forma mais utilizada pelo marketing para entender o consumidor, não esquecendo que este tem direito a segurança, informação, direito de ser ouvido e de melhorar a qualidade de vida a partir da compra. (em países como o nosso isso ainda não é levado tão em conta quanto em outros países)Os estímulos do consumidor influenciam a percepção (processo comparativo), o físico, ou social (necessidades criadas a partir de estímulos externos) que geralmente decide efetuar a compra após procurar alternativas e avaliá-las.

A força do desejo ligada ao reforço de motivações passadas e o momento levarão o consumidor ao ato subsequente da compra, lembre-se que geralmente os consumidores gostam de determinada marca o que os leva a crer que as novidades surgidas da mesma marca também são boas.

Lembre-se que quanto mais baixo o custo do produto isso torna a compra mais frequente e menor envolvimento o consumidor terá com o produto. Quanto mais caro, produto com vida mais longa, será provavelmente maior o envolvimento do consumidor com o produto.

O produto e a empresa têm que transmitir credibilidade e competência dessa forma tentando atingir o lado emocional e o lado racional do consumidor. Sempre levar em conta o preço em relação as possibilidades financeiras do consumidor alvo, pensando nas alternativas com aspectos favoráveis e desfavoráveis, produtos de uso prolongado.

A pesquisa de mercado pode ser feita de várias formas, algumas delas são:

– entrevista pessoal – é a mais comum. Um entrevistador (bem treinado e bem remunerado) aplica um questionário.

– entrevista em grupo (grupo de foco) – representantes de uma determinada categoria de consumidores são identificados e convidados para uma reunião onde pesquisadores levantam informações.

-levantamento telefônico acumula todos os problemas de uma conversa telefônica e atualmente devido a violência as pessoas não estão ficando muito tempo no telefone com desconhecidos.

-levantamento eletrônico – cuidado para não começar a enviar spams.

(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)

A pesquisa.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com