Montando jardins em pequenos espaços

Apaixonados por jardinagem que moram em apartamentos ou casas pequenas não precisam desistir de criar o seu próprio espaço verde. Há cerca de 15 anos, surgiu no Brasil a opção dos jardins verticais como solução para este desafio.

O técnico agrícola Vinicius de Souza Lima e o paisagista Alessandro Marcos Tavares, especialistas que atendem pelo GetNinjass, maior plataforma que conecta clientes a prestadores de serviços da América Latina, separaram algumas dicas para fazer jardins em imóveis com pequenas metragens. “Não existe mais restrição de tamanhos para fazer um jardim hoje em dia. Nós temos muitos recursos”, explica Vinícius. “Eu tenho uma cliente que construiu um jardim debaixo da pia do lavabo com uma medida de apenas 20×40 cm. É preciso ter criatividade”, conta Alessandro. Confira:

1. O primeiro passo a tomar é escolher o ambiente a ser montado um jardim.

2. Antes de iniciar o projeto é preciso identificar quais os tipos de plantas são mais aptas para o local escolhido. O ambiente inadequado prejudica o desenvolvimento delas:

– Para ambientes fechados e sem iluminação são preferíveis as plantas de sombra como zamioculca, pacová e antúrios, que dão flores;

– Para ambientes fechados com iluminação artificial, escolha as plantas de sombra ou meia sombra como maranta e rafis;

– Para ambientes abertos que recebem a luz do sol apenas na parte da manhã, o ideal são as plantas de meia sombra como samambaia, orquídea, bromélia e peperômia;

– Os ambientes abertos que recebem a luz do sol o dia todo pedem as plantas de sol pleno como azaleia, icsória e camarão amarelo.

3. Verifique o tamanho atual da planta e a tendência de crescimento. Dependendo da espécie, um vaso não vai suportar, e a raíz da planta pode não crescer de forma correta.

4. Existem muitos tipos de vasos como os cilíndricos, cônicos, polietileno, cimento, barro e os meia lua que já vêm com suporte para prender na parede, o que facilita muito quando o assunto é decoração.

5. As jardineiras e o jardim vertical, que têm opções como as de tela e bolsa viva, são boas escolhas para espaços pequenos. Assim como as treliças de madeira, que podem ser adaptadas a espaços como banheiros e halls de entrada.

6. Em locais pequenos também é possível construir uma horta. Os temperos são os mais escolhidos para ambientes com pouca luminosidade, já que as hortaliças dependem de um período maior de exposição ao sol. Em contrapartida, não é recomendado plantar frutas, pois as plantas que dão frutos são de pleno de sol e precisam de um espaço maior para se desenvolverem.

7. Caso tenha animais ou crianças na casa, é bom evitar plantas com espinhos, como as roseiras, e as venenosas, como comigo-ninguém-pode.

8. Depois de pronto, use adubos químicos a cada 45 dias, observe a umidade, remova as folhas murchas e amareladas. O cuidado com a irrigação e controle de possíveis pragas são fundamentais.

*artigo enviado pela assessoria de imprensa da GetNinjas

Facebook Comments
Curta nossa página 😉
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.