[LIVRO] Este não é mais um livro de dieta

Divulgar um novo estilo de vida, cuja base é a liberdade e flexibilidade alimentar, com foco na qualidade e não na quantidade do que se come. Trata-se do objetivo da publicação “Este não é mais um livro de dieta – O novo e libertador estilo de vida alimentar para saúde e boa forma que derruba o conceito de dietas”, escrito por Rodrigo Polesso, idealizador do site Emagrecer de Vez, especialista em emagrecimento e certificado em Nutrição Otimizada e Saúde e Bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego.

Nas 224 páginas e 12 capítulos, o livro inicia o leitor no mundo de um novo método de emagrecimento calcado em três pilares: Alimentação Forte, Densidade Nutricional e Jejum Intermitente. Não sem antes desmistificar algumas verdades estabelecidas a respeito da nutrição, como as de que sal, gordura e colesterol são nocivos à saúde. Para que o leitor compreenda os benefícios do novo estilo de vida alimentar proposto, o livro fornece orientações sobre a composição nutricional de cada alimento e o como cada um deles é metabolizado pelo corpo, ensinando exatamente o modo tal qual o corpo ganha peso e desenvolve doenças.

O autor faz tudo isso, entremeando passagens de sua vida, contando-nos suas tentativas frustradas de perder peso, até conseguir encontrar a fórmula ideal. Depoimentos de pessoas que empregaram o método estabelecido pelo autor e obtiveram resultados na perda de peso enriquecem cada final de capítulo.

Na introdução do livro, Polesso diz a que veio: “O que você acha de começarmos este livro com a apresentação de uma nova e revolucionária dieta que tem como objetivo derrubar o próprio conceito de dieta? E se essa dieta for a mais simples e eficaz já criada e não depender de contagem de calorias, exercícios e suplementos nem de extratos de plantas exóticas?”. E é isso que o autor faz, mostrando aos leitores – através de dados científicos – que as dietas tradicionais fundamentadas na contagem de calorias não são tão eficazes assim. E que a solução para o emagrecimento e a boa saúde passa pelo consumo de alimentos naturais em detrimento daquilo que o autor denomina substâncias comestíveis (alimentos industrializados e processados).

“Não ganhamos peso porque comemos mal, assim como nosso emagrecimento verdadeiro não acontecerá ao comermos pouco, mas sim ao comermos melhor”, explica. Para o autor, o comer menos é consequência do comer melhor. “É muito mais difícil ganhar gordura em excesso focando na qualidade de sua alimentação. Isso porque é muito difícil comer demais quando comemos os alimentos certos, por mais deliciosos que sejam, pois, os sensores de fome e saciedade tendem a funcionar corretamente. Na realidade, tendemos a comer menos espontaneamente, sem nem menos perceber quando comemos da forma certa”, afirma.

Mas quais seriam os alimentos corretos e quais os errados? O autor explica mais detalhadamente a diferença no capítulo em que define o conceito de “Alimentação Forte”. “Os alimentos de verdade são aqueles que estamos evolutivamente programados para consumir e que sempre foram encontrados na natureza ao longo de toda a história da nossa espécie”, diz. São exemplos desses alimentos carnes de todos os tipos, peixes e frutos do mar, ovos de diversos animais, legumes dos mais variados, folhas, gorduras naturais e frutas selvagens de baixo teor de açúcar etc.

Já os alimentos errados são as substâncias comestíveis. “Em essência, as substâncias comestíveis são tipicamente alimentos processados ou ultraprocessados, refinados ou ultrarrefinados, modificado química, genética ou industrialmente e, de forma notável, pobre em nutrientes”, esclarece Polesso. Como exemplo, têm-se: açúcares de todas as formas; farináceos em geral, óleos vegetais, soja e derivados dela, refrigerantes e bebidas adoçadas etc.

O livro traça um escopo teórico completo a respeito dos alimentos e de que modo estes são metabolizados pelo corpo, mas não se resume a isso. O autor explica ainda na prática como se pode aplicar o conceito de alimentação forte e de jejum intermitente. Nesse sentido, há exemplos da montagem de um prato nutritivo e saboroso, seja em casa, comprando os alimentos no mercado, ou em restaurantes, através da escolha dos alimentos presentes no cardápio ou no buffet. Além disso, Polesso ensina as pessoas a interpretarem corretamente as tabelas nutricionais dos alimentos consumidos

Polesso destaca que o estresse é fator desencadeante do aumento de peso, porque libera o cortisol na corrente sanguínea. Este hormônio ocasiona a ação da glicose, que, por sua vez gera o aumento de insulina no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura e o bloqueio de sua queima. A parte mental, aliás, é assunto de um capítulo inteiro do livro, no qual o autor mostra como estar motivado e definir bem seus objetivos é essencial para que o processo do emagrecimento seja bem-sucedido.

Quase no final do livro, ficamos sabendo da quebra de ainda mais um mito, que exercícios físicos como estratégia primária de emagrecimento não acarretam resultados duradouros. “Nós sabemos que o que mais promove o ganho de peso não é a falta de exercícios, mas sim, a má alimentação”, afirma Polesso. O que não quer dizer, porém, que a atividade física na rotina de vida não seja importante para a saúde e o bem-estar geral em longo prazo.

ESTE NÃO É MAIS UM LIVRO DE DIETA
Subtítulo: O novo e libertador estilo de vida alimentar para saúde e boa forma que derruba o conceito de dietas
ISBN: 978-85-452-0286-8
Formato: 16 x 23 Páginas: 224
Autor: Rodrigo Polesso
Gênero: Não Ficção / Saúde / Estilo de Vida
Para comprar: clique aqui

Sobre o autor: Rodrigo Polesso é certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego na Califórnia, EUA. Empreendedor, é criador dos movimentos de estilo de vida saudável Emagrecer de Vez e Tribo Forte, atingindo mais de 3 milhões de pessoas semanalmente com suas informações. Seu objetivo de vida é quebrar mitos, simplificar e mostrar a todos as verdades sobre emagrecimento, saúde e estilo de vida saudável.

Facebook Comments
Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.