maquiagem

História da Maquiagem no Mundo

Maquiagem (do francês maquillage) surgiu no Egito por volta de 3000 antes de Cristo, maquiagem se originou com o kohl, um pigmento preto usado para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas.

Para a base das maquiagens utilizavam chumbo, malaquita e antimônio, e já usavam batom, maquiagem branqueadora e de luminosidade, blush (a partir de produtos vegetais, como pétalas de rosa ou de papoulas; animais, como larva de cochonilha; ou mineral, como argilas, óxido de cobre ou ferro ocre), pós (misturados com óleos ou pomadas), o azul do óxido de cobre, o amarelo do auripigmento, o preto do carbono, o verde da malaquita e mais numerosas nuances obtidas dos óxidos de cobre ou ferro também eram utilizados para criar as maquiagens.

As caravanas que levavam especiarias e seda para a Europa introduziram os cosméticos e a maquiagem na Grécia e Roma antigas, e eram usadas por mulheres e homens. Após a queda do Império Romano o uso desses produtos foi praticamente abandonado na maior parte do continente europeu e, durante toda a Idade Média, ressurgindo a partir do século XV, na Itália e na França, principais fabricantes de produtos de beleza.

Privilégio de reis, cortesãos e aristocratas, o pó-de-arroz e pomadas coloridas serviam para pintar os lábios.

Somente no século XVIII se popularizaram. Mulheres inglesas e americanas mais conservadoras consideravam vulgar até o início da década de 1920, quando a maquiagem virou mania mundial.

Uma das empresas mais antigas de maquiagem, a Maybelline, surgiu em 1913 nos Estados Unidos, na cidade de Chicago com os irmãos Thomas e Maybel Williams que revolucionaram o mercado com a criação da primeira máscara de cílios do mundo.

O nome da marca foi idéia de Thomas, que resolveu homenagear a irmão, fazendo a junção do seu nome com a palavra vaseline (vaselina), e voilá, assim surgiu Maybelline.

Em 1917 criaram o Maybelline Cake Máscara, primeiro cosmético para os olhos de uso diário.Em 1920 adionaram ao portfólio sombras para os olhos. Em 1930 delineadores e passou a vender os produtos em lojas como drogarias. Na década de 60 lançou a primeira máscaras para cílios à prova de água (Ultra Lash) e foi comprada pela Plough Inc.

Na década de 70 lançou novos cosméticos para as áreas do rosto, lábios e unhas e lançou uma máscara resistente à água (Great Lash). Na década de 80 lançou o Shine Free Oil Control, exclusivamente para mulheres com pele oleosa.

Em 1990 foi adquirida pelo grupo de investidores Wasserstein Perella & Co.. Em 1996 a empresa foi comprada pelo grupo L´Oréal. Em 2000 foi considerada a marca número 1 de maquiagem dos Estados Undios e em 2002 a marca número 1 de maquiadgem do mundo.

Em 2004 o nome da marca passou a ser Maybelline New York. Atualmente, presente em mais de 90 países pelo mundo.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.