Heróis da Pandemia

Heróis da Pandemia – game educacional sobre novo coronavírus

Desde março, o Centro Universitário Facens busca formas de contribuir com a sociedade no combate à COVID-19. Desta vez, a instituição desenvolveu o Heróis da Pandemia, um jogo bilíngue para plataforma mobile voltado para gerar conscientização sobre a propagação do novo coronavírus, gratuito, para desktop e pode ser jogado em Android e iOS.

“Temos produzido EPIs para os profissionais de saúde, mas sentíamos falta de fazer algo relacionado à educação. Acredito que este jogo tenha exatamente o que os jovens precisam nesse momento – informação correta e distração em um só lugar”, afirma Paulo Roberto Freitas de Carvalho, reitor da Facens.

De acordo com o professor Wilson Marcondes de Oliveira Jr, coordenador do Laboratório de Inovação de Games e Apps (LIGA Facens), por meio de 7 mini games o jogador vai conseguir aprender, de forma lúdica e divertida, quais são os passos para evitar a disseminação do vírus. O projeto, com foco no público em geral e que une informação e diversão, foi desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva, de Minas Gerais.

Os 7 mini games do Heróis da Pandemia são:

1 – Lave bem as mãos

2 – Evite tocar o rosto

3 – Desinfecção

4 – Fique em casa / Quarentena

5 – Sistema Imunológico

6 – Distanciamento Social

7- Use máscara

Cada mini game tem uma mensagem explicativa em relação à medida. Por exemplo, a etapa “Lave bem as mãos”, mostra imagens dos passos certos para realizar o processo de forma efetiva e eliminar o coronavírus. A pontuação de cada “fase” é computada, gerando um total ao fim de tudo. O jogador pode registrar o desempenho em um ranking nacional, bastar estar logado com o Facebook. O Heróis da Pandemia conta também com link direto para o portal do Ministério da Saúde, onde o player encontra todas as informações necessárias sobre a COVID-19. Acesse o jogo em http://www.heroisdapandemia.com.br e assista ao vídeo de lançamento.

 A Facens realiza outras ações sociais frente a pandemia da COVID-19, como a produção e doação de escudos faciais e de caixas de intubação para profissionais da saúde. Os dois projetos são supervisionados pelo coordenador do Fab Lab da Facens, Ântoni Romitti. As iniciativas também têm colaboração da Dra. Karen Abrão, médica responsável pela área de Saúde e Tecnologia em Saúde do Centro Universitário, e do Diretor de Operações do IP Facens, Lester Faria.

Comentários Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.