Busca por alegria pode afastar a felicidade?

Todo mundo já experimentou na vida a sensação da alegria, um momento de prazer que nos desperta bons sentimentos, como comer uma sobremesa, fazer compras, sair com os amigos ou viajar. Mas você sabia que, dependendo, essas experiências podem até nos distanciar de ser alguém feliz? Quem faz o alerta é o empreendedor do DeRose Method, Daniel Franco, que explica que na busca por sensações prazerosas, muitas vezes, o indivíduo desrespeita seus valores pessoais, o que o torna infeliz, perdido e até viciado em prazer.

Não que seja necessário viver sem desfrutar desses momentos. Muito pelo contrário, o DeRose Method defende que a vida deve, sim, ser prazerosa. Mas é preciso ficar atento para que o que gera prazer esteja coerente com o que é importante para nossa essência. Só assim é possível ser feliz.

O DeRose Method trabalha com o conceito de “alegria sincera” que, diferentemente da cotidiana, pode até contribuir para nos aproximar da felicidade.

Para o empreendedor, dessa maneira nos tornamos resilientes e passamos a ver a vida de uma forma menos egocêntrica, enxergando oportunidades onde muitos veem apenas algo ruim.

Na prática, uma estratégia utilizada no DeRose Method para desenvolver essa capacidade é o sorriso. O movimento é automático nos momentos alegres, mas quando queremos gerar sentimento de alegria em alguma situação desgastante o caminho contrário também é eficaz.

Para viver em coerência com seus valores pessoais, é preciso antes reconhecê-los e essa é uma parte do trabalho da Vanise Perez, também empreendedora do DeRose Method e consultora do DeRose Life Consulting. Essa ferramenta de autoconhecimento auxilia na identificação das principais características do participante, deixando-o mais confiante e certo do que é importante para ele. Com isso, a possibilidade de passar por cima dos seus valores em busca de alegria fica muito menor.

Vanise também conduz o participante a descrever alguns gatilhos que acionam bons sentimentos dentro dele. Dessa forma, ele aprende a sempre buscar essas ações e recorrer a elas em dias mais desanimados.

Facebook Comments
Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.