“Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania…”
– Titãs

 

Ultimamente tenho pensado muito no sentido da palavra família, o que significa, como vemos e percebemos esse grupo de pessoas unidas acima de tudo por laços de sangue, pais, irmãos, avós, avôs, tios, primos, gerações e gerações…

 

“família
fa.mí.lia
sf (lat familia) 1 Conjunto de ascendentes, descendentes, colaterais e afins de uma linhagem. 2 Pessoas do mesmo sangue, que vivem ou não em comum. 3 Descendência, linhagem. 4 O pai, a mãe e os filhos…”
– Dicionário Michaelis

 

E família muitas vezes é um lance bem complicado, meio confuso, duas pessoas se unem, formam outras, que depois se unem com outras e assim segue o ritmo louco da vida. Os laços sanguíneos parecem em muitos momentos dar uma certa liberdade aos demais membros do grande grupo chamado família de abrirem a porta sem mesmo bater e entrarem nas vidas uns dos outros.

 

“Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tustão… “

– Titãs

 

Mas família também é uma combinação de fatores, além de ser um conjunto de descendentes, alguns decentes outros nem tanto, alguns que vivem no padrão ideal da sociedade, outros que tentam viver livremente e criativamente e em muitos casos, embora a grande maioria não admita, tem aqueles que preferem viver a margem de tudo e de todos.

 

“mãe
mãe
sf (lat matre) 1 Mulher, ou fêmea de animal que teve um ou mais filhos. 2 Dir Ascendente feminino em primeiro grau. 3 Causa ou origem de alguma coisa. 4 Lugar onde uma coisa teve origem. 5 Mulher generosa, que dispensa cuidados maternais. 6 Pessoa que protege muito a outra…”
– Dicionário Michaelis

 

Família é aquilo, reuniões, festas, natais, páscoas, aniversários, nascimentos e funerais. E no meio disso tudo, de todos os eventos que nos cercam, vez ou outra um bafafá, um disse me disse, um não conta que te contei, finge que não sabe se fulana for te falar, um telefone que ao ser desligado no segundo seguinte já está na orelha esperando o “alô” do outro lado e o momento ideal para articular os lábios e emitir os sons e contar um conto, que na verdade é bem real da vida de outrem…

 

“Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!…”

– Titãs

 

E as religiões se misturam, convivem e irritam, todos pedem paz, amor, harmonia, saúde…. muitas vezes para deuses ou divindades diferentes e o que pedem, na hora da união muitas vezes os separa, cada um acreditando que o seu Deus, o seu Orixá, o seu Espiritismo, Budismo, entre tantas outras ramificações religiosas são mais importantes.

 

“pai
pai
sm (lat patre) 1 Homem que gerou um ou mais filhos em relação a estes; genitor; homem colocado no primeiro grau da linha ascendente de parentesco. 2 Animal macho que gerou outro. 3 Benfeitor, protetor. 4 Criador, fundador.”

– Dicionário Michaelis

 

Cada grupo em seu lar, acreditando conhecer a realidade do outro, apenas e não mais apenas pelo simples fato de serem parentes…

 

“Família! Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania..”

– Titãs

 

Quanto maior a família, mais assuntos e vidas alheias para fofocar, mais presentes para ganhar, mais bafafás para acompanhar, mais pessoas para abraçar, mais ombros para chorar…

 

“amor
a.mor
sm (lat amore) 1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2 Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. 3 Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 4 Objeto dessa afeição. 5 Benevolência, carinho, simpatia.”
– Dicionário Michaelis

 

E quando os idosos começam a ficar doentes, quando necessitam de cuidados especiais, geralmente ninguém quer cuidar, mas todos querem julgar… Muitos não querem acolher e outros sabem que não há o que fazer… Uns escutam o que especialistam teem a dizer, refletem, sofrem e tomam decisões difíceis mais essenciais … Outros sentam em seus tronos de reis e rainhas e se acham capazes e com direito de julgar decisões difíceis que foram tomadas…

 

 “Mas quando o nenê
Fica doente
Uô! Uô!
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Uô! Uô!
Assim não dá prá ver televisão…”

– Titãs

 

Aos 30&Alguns com tudo que foi falado e omitido e pensado e avaliado e rotulado e lembrado e esquecido e relembrado, família não dá para viver sem ter uma!

 

“Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!… “

– Titãs

 

E você o que acha disso tudo?

 

“Família! Família!
Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania…

 

A mãe morre de medo de barata
Uô! Uô!
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Uô! Uô!
Botaram cadeado no portão…

 

Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Familia ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!… “

 

– Titãs

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com