Especial Mês da Terra no Animal Planet

O Animal Planet estende as comemorações do Dia da Terra às quartas-feiras de abril e a primeira de maio com o ESPECIAL MÊS DA TERRA, no ar a partir do dia 17. Semanalmente, das 21h30 em diante, o canal exibe uma sequência de episódios de três séries:  PLANETA AZUL II (Blue Planet II), ATLÂNTICO(Atlantic: The Wildest Ocean On Earth) e MÉXICO SELVAGEM (Wild Mexico).

Walrus mother and calf resting on an iceberg, Svalbard, Arctic. The bond between mother and calf is very strong, reinforced by vocal communication and their strong sense of smell.

A superprodução PLANETA AZUL II (Blue Planet II) inaugura o ESPECIAL MÊS DA TERRA às 21h30 da quarta-feira, 17. Narrada pelo ator Daniel de Oliveira, a série percorre o globo para documentar a força majestosa de mares e oceanos, as espécies que eles abrigam, e como esse ambiente aparentemente hostil para os humanos é também responsável por nossa existência.  O aparato técnico e tecnológico utilizado pela produção –  entre câmeras e lentes especiais e equipamentos submarinos operados remotamente – permitiu a observação das espécies inseridas em seus próprios habitats e dinâmicas.

No episódio que inicia a série e o ESPECIAL MÊS DA TERRAPLANETA AZUL IIvai dos trópicos aos polos. Nas águas tropicais, um filhote de golfinho aprende a imitar os animais mais velhos e a esfregar o corpo contra um coral para aproveitar-se de suas propriedades antibacterianas, um engenhoso peixe desafia aquilo que sabemos sobre esses animais ao abrir moluscos com a ajuda de uma “ferramenta”, e o peixe gigante que salta além da superfície para abater aves. Ainda na primeira semana, a série fala das mudanças drásticas e alarmantes: no Polo Norte, o gelo marinho no verão recuou 40% nos últimos 30 anos. Enquanto as correntes oceânicas ajudam a manter um clima favorável para a vida, não se sabe por quanto tempo os ecossistemas polares conseguirão manter-se estáveis.

C

Em seguida, às 22h20ATLÂNTICO desvenda a riqueza da fauna e as batalhas pela vida que ocorrem da superfície às profundezas das águas atlânticas. Os episódios de uma hora percorrem os milhares de quilômetros que separam Ártico e Antártica – das águas rasas tropicais, às abissais; dos litorais ao alto mar; da calmaria às regiões sujeitas a grandes tempestades – para documentar a diversidade da vida de humanos e animais, no Oceano Atlântico.

O primeiro episódio começa no extremo norte, na costa norueguesa: lá, a aurora boreal encontra o oceano gelado em um espetáculo natural de luzes e cores. Debaixo do gelo, um cardume com bilhões de peixes se movimenta em rota migratória e atrai a atenção das gigantescas baleias jubarte e das orcas. Na superfície, gaivotas também se alimentam.

Esse fenômeno que leva profusão de vida nas águas inóspitas do Ártico acontece em consequência da Corrente do Golfo, que corta o Oceano Atlântico – os impactos dessa corrente e as espécies que dela dependem são temas do episódio inaugural.

Finalizando a faixa de programação especial, MÉXICO SELVAGEM vai ao ar às23h15 percorrendo aquele país em busca das peculiaridades de sua fauna, flora e história de suas civilizações ancestrais. A partir de uma combinação de fatores geológicos e climáticos, o México reúne paisagens e habitats únicos que os episódios documentam: são selvas tropicais exuberantes, desertos alaranjados, vulcões cobertos de neve, lagos azuis e rios profundos, todos repletos de vida.

No episódio de estreia, as grandes altitudes mexicanas estão em foco. A viagem começa em Serranias del Burro, região que integra a majestosa Sierra Madre – ali, uma família de ursos protege os filhotes. A Sierra Madre constitui a espinha dorsal do México, se estendendo por todo o país, da fronteira com os Estados Unidos à que separa o pais da Guatemala. Percorrendo porções desse vasto território, o episódio descobre os segredos abrigados pela Sierra Madre, hoje e no passado distante.

SERVIÇO
ESPECIAL MÊS DA TERRA
Estreia: quartas-feiras de abril, a partir do dia 17, às 21h30
Classificação indicativa: Livre

Facebook Comments
Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.