Por Edison Kalaf

Na contramão da crise, as franquias de escolas de idiomas vivem um momento áureo no Brasil. Por conta das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, muitas redes estão preparando cursos rápidos para capacitar profissionais que receberão turistas de várias partes do globo. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que lista as maiores redes de franquias do país, o segmento de Educação e Treinamento cresceu 16,6% em 2014. A expectativa é que o gasto com educação particular no país cresça ainda mais nos próximos anos.

Trata-se de uma boa oportunidade para as franquias de idiomas. Por outro lado, todo este potencial de crescimento pode ser desperdiçado caso as franquias não tratem a gestão de seu negócio de forma profissional. Um lado positivo deste processo é que a procura por uma gestão integrada dessas franquias de idiomas e de cursos profissionalizantes aumentou. Por meio de um sistema e de uma solução tecnológica integrada, o franqueado profissionaliza sua unidade com uma gestão otimizada via rede e dispõe de ferramentas eficientes para monitorar sua empresa.

Normalmente, a administração da escola é realizada por um ex-professor, que se tornou dono de uma franquia, e não por um executivo. Ele possui domínio pedagógico, mas necessita de apoio na gestão administrativa e financeira do seu negócio. Um software de gestão é necessário para garantir que o controle de contas, pagamentos, evasão escolar e demais serviços ocorram de forma adequada. Se o franqueado não for bem, a rede não vai bem.

O que diferencia uma rede da outra são seus processos de negócio. O compromisso do franqueador com o franqueado consiste em gerenciar essa rede de maneira padronizada e com boas práticas. Quando o franqueado adquire uma franquia, ele recebe mais do que um kit do franqueador, ele ganha os procedimentos de gestão, que incluem uma marca já consolidada no mercado, um sistema educacional e um modelo de ensino estruturado. Ter controle é fundamental, e as escolas precisam fazer corretamente esta detalhada lição de casa.

As redes que investem em tecnologia e na gestão profissional do seu negócio são as que se destacam neste mercado. Elas se preocupam também em criar uma cultura que visa o aperfeiçoamento contínuo de seus alunos e que esteja antenada com as necessidades do mercado. As franquias de escolas de idioma e de educação que investirem em tecnologia para profissionalizar seu trabalho vão se apresentar mais competitivas em seus segmentos e se diferenciarão em um mercado repleto de oportunidades.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com