tábua de queijos

Dicas para montar uma tábua de queijos na Ceia de Natal

Com variadas opções, a tábua de queijos pode ser servida como entrada ou aperitivo!

A Ceia de Natal é sempre muito esperada, afinal estamos falando da mesa mais farta do ano. Para ajudar a incrementar os preparos da noite, a Tirolez ensina como preparar uma saborosa tábua de queijos.

Em primeiro lugar, deve-se escolher uma combinação que agrade a todos os paladares, para isso invista em texturas e sabores diferentes. Além disso, como no Brasil o Natal ocorre no verão, os queijos de massa mais firme e com boa resistência fora da geladeira são ideais.

Outra dica é dispor de pelo menos cinco tipos de queijos, assim a tábua é composta por uma boa variedade de opções, além de surpreender com um visual estético bem interessante!

As sugestões são: Gorgonzola, picante e salgado, combina bem com sabores adocicados, como uvas e geleias doces; Reino, com textura firme e também picante, cai muito bem quando harmonizado com frutas in natura ou geleias de frutas; Emmental, com sabor mais suave, ligeiramente adocicado, possui olhaduras (furinhos) que proporcionam um visual atraente para a mesa; Parmesão, de sabor intenso e picante, possui textura quebradiça e granular. Pode ser consumido sozinho, em lascas. Experimente adicionar mel e surpreenda-se com o sabor; Edam, que vai muito bem com frutas frescas ou secas por ter sabor mais doce; e Brie, tradicional queijo francês, de casca aveludada, centro macio e cremoso, sua textura se intensifica à medida que amadurece. Quando mais “novo”, mais firme é o centro e quanto mais maturado, mais cremoso. Harmoniza muito bem com geleias e mel e, assim como outros queijos, também pode ser consumido sozinho.

Mais dicas para a montagem da tábua:

  • Escolha uma tábua de madeira de tamanho compatível com a quantidade de queijos;
  • Calcula-se, em média, 100 gramas de queijo por convidado. Ex: para 10 pessoas, estima-se aproximadamente 1 kg, então entres os tipos de queijo escolhidos, você pode fazer a divisão de acordo com sua preferência. Disponha os queijos em quantidades proporcionais ao número de convidados, isso facilita para que todos se sirvam.
  • Uma boa dica é utilizar cortadores de biscoitos para dar forma aos queijos. Também é possível cortar em formato triangular, fazendo alusão à árvore de Natal. Importante: fatie o queijo com espessura de 1 centímetro antes de cortar no formato desejado;
  • Todos os queijos caem muito bem com frutas secas características do Natal, como damascos e tâmaras. Elas incrementam muito bem a tábua de queijos, ao lado de nozes, castanhas e amêndoas;
  • As cores que simbolizam o Natal são o vermelho e o verde. Sendo assim, aproveite a casquinha do queijo Edam para dar uma cor característica à mesa. Feita com corante alimentício pode ser consumida tranquilamente;
  • Os vinhos brancos secos são uma excelente harmonização. Esses vinhos devem ser servidos gelados, mas para o Gorgonzola, a combinação ideal é o vinho do Porto, adocicado;
  • Se desejar, vale personalizar a tábua com plaquinhas escritas à mão, indicando quais são os tipos de queijos disponíveis.
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.