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Cuidados das grávidas nos passeios de férias

Por Dra. Naira Scartezzini Senna

Mês de férias é muito convidativo para todo tipo de viagem e as grávidas estão por aí com rodinhas nos pés para descansarem, turistarem ou comprarem enxoval nos mais diferentes destinos.

Por isso, é importante destacar os detalhes que fazem a diferença nos cuidados com a gravidez longe de casa:

·                     Inchaço nas pernas: mais comum na segunda metade da gestação, o inchaço pode acontecer principalmente nas pernas por um fator mecânico de drenagem venosa. O útero volumoso cresce junto com o bebê e pressiona as veias que trazem o sangue das pernas. Essa dificuldade em drenar o sangue resulta em inchaço. Claro que o inchaço também pode estar relacionado com doenças específicas da gravidez e aí vale ressaltar a importância do acompanhamento com a obstetra que vai saber diferenciar as causas. Sabendo que o inchaço acontece em 9 de 10 grávidas, então como evitá-lo? A meia elástica compressiva para grávidas, aquela de perna inteira e com espaço para a barriga, é essencial e deve ser parceira da grávida neste mês de férias. Importantíssima para prevenir o inchaço das pernas nas viagens de avião ou as viagens mais longas de carro. Muito útil também naquele dia puxado de visita a muitas lojas para a compra do enxoval ou no dia de turistar e andar um pouquinho a mais.

·                     Ritmo da viagem: a gravidez é mesmo um período delicioso para curtir e desfilar a barriguinha por aí, mas é muito importante respeitar seu corpo. O cansaço e o sono podem ser mais frequentes e ditar um ritmo mais tranquilo nos passeios. Assim, respeite as suas necessidades e se programe para intervalos de descanso no meio das atividades.

·                     Alimentação: tantas comidas típicas e quitutes gostosos são uma desculpa para comermos um pouquinho além do costume, mas nunca se esqueça de que a grávida não precisa comer por dois. O ganho de peso em excesso é um fator de risco para Diabetes Gestacional e Hipertensão na gravidez, além de colaborar para dores nas articulações e nas costas. Por isso, siga sempre as orientações da sua nutricionista e evite exageros. Grávida saudável não passa longos períodos em jejum e preza por uma alimentação equilibrada.

·                     Viagens aéreas: no avião não se esqueça de se movimentar. Caminhe pelo corredor e mexa pernas e pés mesmo se permanecer sentada. Viaje com roupa confortável e nada de elástico ou botão que apertem a barriga, além de sapatos macios que facilitem as longas caminhadas pelo aeroporto são boas apostas. Evite as malas de mão de carregar e invista nas malas de rodinhas dentro das determinações da companhia aérea. Não se esqueça de pegar uma carta de liberação para voos com sua obstetra e entender com ela se você tem restrições impostas pela gravidez.

Uma última dica é aproveitar muito bem as suas férias com muitas fotos de sua barriga linda passeando por aí.

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