Há diferentes tipos de convites para diferentes tipos de eventos.

  1. Convite promocional: quando a idéia é promover algo, geralmente com letras garrafais.
  2. Convite de casamento em casa: jamais utilizar “tem a honra de “, honra é algo solene (igreja). Em casa utiliza-se “tem o prazer de”.
    Se na família da pessoa coonvidada haver filhos maiores de 18 anos, a etiqueta recomenda que seja enviado convites individuais para os mesmos.
    Ex: para o casal: Sr e Sra.
    para a filha maior de 18 anos: Srta.
    * caso vá convidar um governador ( por exemplo) o convite tem que ser entregue em mãos.
    * casamento social o envelope deve ser manuscrito.
  3. Convite por anúncio: convite fúnebre, que é colocado em jornal.

Se você ver isso em algum cartão o que significa PP, PF, PC, PPC?

  • PP – para apresentar
  • PF – para ir a festa
  • PC – por condolência
  • PPC – despedida

Ao ser convidado para um determinado evento, o convidado pode enviar ao ser convidado:

  • recomendação enófila – tipo de vinho que gosta
  • recomendação culinária – tipo de comida que come (ex: kosher, vega,…)

O cerimonialista deve sempre ter noção do que está sendo servido aos convidados, especialmente se algum convidade for alérgico a algum tipo de alimento específico, ou tenha hipertensão, diabetes…

Caso você seja convidado para um evento e não puder ir, não vá, mas não envie ninguém para te representar.

Em um evento quando tiver o Mestre de Cerimonia, esse deve ser discreto.

Muitas pessoas ainda não sabem o que signiga R.S.V.P, “respondéz s il vous plait”, nada mais é do que “responder por favor” ou seja, quem convida espera um retorno do convidado informando se irá comparecer ou não.

Os convites para um evento íntimo podem ser enviados com 3 dias de antecedência, para um evento formal, com cerca de 8 dias de antecedência, para um casamento entre 30-45 dias de antecedência e para outros eventos irá depender do tipo de evento e da afinidade com os convidados.

Os convites podem ser feitos na forma de: cartão, telefonema, email, fax, carta, anúncio, emissário, pessoal, …

Ao mandar um convite para um coquetel, por exemplo, pode-se escrever em uma tira de papel o motivo do convite e enviar junto dentro do envelope.

Como estamos falando de etique e cerimonial, ao agradecer uma visita, lembre-se de agradecer enviando um cartão escrito á lápis, se for algo muito requintado, se for algo mais pessoal, um email basta.

Ao receber visitas em casa, caso apresente um cardápio, a dona da casa, pode escrever com tinta preta e ao final dar aos convidados para assinarem.

Se você for encontrar com alguém, ou passar em algum lugar que a pessoa que você procurava não estava, ao deixar o seu cartão de negócios, dobre uma ponta, isso informa que a pessoa que deixou o cartão esteve naquele local e deixou o cartão pesssoalmente.

Ao receber alguém muito importante, quem está convidando deve recebê-lo na porta de entrada do evento, se o status da pessoa for maior , deve ser recebida no elevador, maior status ainda deve ser recebida no saguão e quanto mais alto o status no meio-feio, antes de entrar no recinto onde ocorrerá o evento.

Na hora em que a pessoa for embora deve ser acompanhada até o local onde foi recebida ao chegar ao evento.

A etiqueta recomenda, que o convidado que for acompanhado até o carro deve abaixar a janela cerca de 4 dedos para despedir-se do anfitrião.

Em alguns países o lugar a direita do anfitrião é um lugar de honrae, porém nos países nórdicos o lugar de honra é ficar a esquerda do anfitrião.

Importante lembrar que dependendo do evento, deve-se ter um toldo, uma chapelaria (para casacos dependendo do clima, e bolsas) e guarda-chuva, caso chova, alguém terá que acompanhar os convidados com um guarda-chuva para que não se molhem.

(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com