Como lidar com o estresse ao parar de fumar

A maioria dos fumantes associa a raiva, o tédio, a fadiga, a alegria, entre outros sentimentos ao tabagismo, mas o estresse e a raiva fazem com que a vontade de fumar seja mais intensa, tornando-se o principal gatilho para o fumante.

Os fumantes pensam que ao sentir esses sentimentos e fumar, acalmam, mas na verdade o fumo acaba gerando mais estresse.

Aprender a lidar com o estresse sem o cigarro pode ser menos difícil do que a maioria dos fumantes imaginam.

Segundo  Terry Martin, que fumou durante 26 anos antes de encontrar a combinação correta de ferramentas e motivação para deixar de fumar definitivamente, há dois componentes fundamentais na recuperação da dependência de nicotina:

1. abstinência da nicotina
2. cura da mente dos hábitos associados ao tabagismo.

Fisicamente, ao parar de fumar o corpo começa a reagir à retirada da nicotina e de milhares de substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro que é inalado. Esta fase da recuperação cria uma tensão que o ex-fumante tem que estar preparado para enfrentar.

Já no nível emocional é difícil lidar com a falta dos cigarros que eram uma muleta na maneira de gerir os sentimentos.

Algumas dicas para ajudar o ex-fumante a lidar com o estresse:

1) Cuide-se: este é o tempo que deve  se cuidar para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas. Para isso:

  • Utilize uma dieta balanceada porque seu corpo precisa de combustível de qualidade para se remover as toxinas do seu sistema.
  • Beba água pois assim estará desintoxicando o corpo mais rapidamente e mantêm o corpo hidratado.
  • Tome diariamente um multivitamínico que dará ao corpo o impulso durante esse processo de remoção da nicotina.

2) corte a cafeína que pode ajudar o ex-fumante a ficar mais  nervoso e ansioso.

3) Tome um banho morno para relaxar e desestressar.

4) procure um massageador ou veja se consegue que algum amigo(a), esposo(a), parente faça uma massagem para ajudar a desestressar a musculatura. Pode ser uma massagem completa ou até de 10 ou 15 minutos pelo pescoço, ombros, face e couro cabeludo.

5) Tente fazer uma curta caminhada todos os dias, por pelo menos 15 minutos, isso vai ajudar a gerenciar o estresse, reduzir o nervosismo e melhorar a circulação.

6) Durma o suficiente, já que os primeiros dias após parar de fumar são cansativos.

7) Visualize, feche os olhos e crie um lugar em sua mente que pode ir quando precisar relaxar. Perceba a sua respiração e tente retardá-la gradualmente. Inpire e expire profundamente entre 3-5 minutos.

8 ) Respiração profunda é uma maneira rápida de acalmar os nervos e reduzir o estresse. Respire pelo nariz e conte até 3 e expire pela boca contando até 3. Repita este procedimento durante alguns minutos.

9) Concentre-se no hoje e não se preocupe com o amanhã, tente não ficar perdido em sentimentos de medo ou de nunca fumar novamente.

10) não se leve muito a sério, lembre-se que a mente pode trnasformar pequenos problemas em problemas enormes e acabar fazendo um drama de cada coisinha quando estamos mau humorados.

Via.

Facebook Comments

1 comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.