chapéu

Chapéu de cowboy e a moda country

O termo country passou a ser utilizado a partir de 1940 e popularizou com Jimmy Rodgers, conhecido como o “Pai da Música Country”. Junto com a banda Carter Family popularizou a cultura country nos Estados Unidos, acarretando o surgimento de outros artistas.

Na década de 1960 Bob Nelson foi o precursor do estilo country no Brasil, mas o movimento country brasileiro só surgiu no final da década de 70. Atualmente o country no Brasil se destaca com a vertente ” Sertanejo Universitário” e à moda country que conta com a utilização de botas, camisas e chapéu, remetem à origem do country nos Estados Unidos.

Um visual simples de se compor, bastando uma calça jeans mais justa, botina e camisa, com detalhes no chapéu e fivela no cinto. As camisas jeans, jaquetas de couro e camiseta gola polo também fazem parte do figurino country.Na atualidade o estilo anteriormente adotado apenas no campo (cidades do interior) foi absorvido e transposto para as cidades grandes.

Tendo como principais funções proteger do sol e marcar a identidade do cowboy/cowgirl, existem diversos tipos de chapéu de cowboy:

  • Montana ou Gus: possui coroa alta com três vincos profundos que proporcionam a inclinação para frente; o modelo
  • Cattleman: clássico, criado para boiadeiros que queriam se distinguir dos peões de rodeio. Com a coroa mais alta e estreita, com três vincos no topo tornando-o mais resistente a ventos e chuvas intensas.
  • Gambler: com origem mexicano, bastante funcional para locais com temperaturas mais elevadas, conta com uma coroa mais baixa que evita o acúmulo de ar quente na cabeça e a aba larga protege do sol.
  • Pinch Front: um dos favoritos das cowgirls, as abas laterais inclinadas para cima cria um visual de rosto mais fino e alongado.
  • Tom Mix: clássico, em homenagem a Tom Mix, um dos maiores astros do cinema de faroeste, não tem vincos e possui uma coroa bastante alta e afunilada.

O ideal na hora de escolher um modelo é medir a circunferência da cabeça para saber se vai ficar grande ou pequeno, já que não existe um tamanho universal de chapéu.Além de levar em conta o formato do rosto, por exemplo, modelos de copa curta, arrendodados e com abas mais curtas são ideais para quem tem o rosto no formato quadrado, já quem tem o formato do rosto arredondado fica melhor com chapéu com copa mais alta e materiais mais firmes.

Os chapéus de lã aquecem mais a cabeça e são mais recomendados para o inverno, os de palha são indicados para o verão permitindo a circulação de ar na cabeça, já o chapéu de couro pode ser usado quando a pessoa quer ficar mais estilosa, além do couro ser um material presente em todos os elementos da roupa do cowboy/cowgirl.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.