Casamento entre primos e o nascimento de crianças com problemas genéticos

Um estudo realizado no Reino Unido, concluiu anualmente no Reino Unido, nascem cerca de 700 crianças com deficiência genética como resultado de casamentos entre primos.

Segundo o estudo o problema é pior entre as crianças nascidas na comunidade paquistanesa da Grã-Bretanha, onde mais da metade dos casamentos realizados são entre primos de primeiro grau, aumentando a probabilidade em  10 vezes de ocorrer doenças genéticas, taxas mais elevadas de mortalidade infantil, defeitos de nascimento, dificuldades de aprendizagem, cegueira, problemas de audição e distúrbios metabólicos.

Quando adultos, as crianças nascidas de casamentos entre primos de primeiro grau tem maior probabilidade de sofrerem aborto espontâneo ou terem problemas com infertilidade. Um terço das crianças afetadas morrem antes de completarem cinco anos de idade.

O Channel 4 (Britânico) apresentou o programa “When Cousins Marry”, falando sobre o estudo e os problemas genéticos das crianças frutos de casamentos entre primos.

Aos 30&Alguns eu pergunto, você conhece algum casal formado por primos de primeiro grau que tiveram filhos?

fonte: Telegraph e Channel 4

Facebook Comments

28 comentários



  1. Viridiana, a Letícia compartilhou teu texto no Google reader e vim te contar que meus pais eram primos em primeiro grau. De quatro filhos, o mais moço tinha síndrome de Dawn, numa época em que não tinha os recursos de hoje. Ele fez um tratamento numa clínica, em Montevideo, com um médico alemão e teve uma melhora significativa, lá tinha muitas crianças com o mesmo mal que não eram filhos de primos. Os médicos diziam que ele não passaria dos 25 anos, mas faleceu com 48.

    Embora não venha aqui, sempre leio o que a Tita compartilha e tenho grande admiração pelo teu blog.
    Bjim.

  2. Viridiana, a Letícia compartilhou teu texto no Google reader e vim te contar que meus pais eram primos em primeiro grau. De quatro filhos, o mais moço tinha síndrome de Dawn, numa época em que não tinha os recursos de hoje. Ele fez um tratamento numa clínica, em Montevideo, com um médico alemão e teve uma melhora significativa, lá tinha muitas crianças com o mesmo mal que não eram filhos de primos. Os médicos diziam que ele não passaria dos 25 anos, mas faleceu com 48.

    Embora não venha aqui, sempre leio o que a Tita compartilha e tenho grande admiração pelo teu blog.
    Bjim.

  3. não conheço um caso, mas vários, especialmente em cidades pequenas no sul da Bahia … existem cidades compostas basicamente por primos e seus casamentos e de lá surgem todo tipo de doença genética ainda sem nome…triste. alguns casais dão sorte e têm filhos saudáveis, mas de verdade é bom sempre fazer um planejamento familiar, é mt duro perder filhos ainda na infância por doenças que vão destruindo a pobre criança e não tem cura.

  4. Olá Pessoal meus pais são primos de 1º grau e eu era casada com meu primo de 1º grau lá na casa da minha mãe graças a Deus somos todos normais fisicamente e mentalmente meu filho e normal em tudo . Olha não e bom a gente casar com uma pessoa que não seja compativel com você porque pode nascer criança com algum problema mas antes de casar faça um exame de compatibilidade, pois eu e meu ex-marido fizemos meu tipo sanguinea e O+ e dele e B+ assim podia so não podia ser tipo sanguineo A o resto podia. Façam exames que tudo da certo
    Bjss Si

  5. Author

    Oi Rosa,

    Obrigada pelo seu relato, e por mostrar que nem sempre o que os médicos falam é o que devemos acreditar, como no caso do seu irmão que viveu quase o dobro do tempo que os médicos haviam diagnosticado.bjs

  6. Author

    Lili,

    Eu particularmente não fazia a menor idéia que existiam cidades compostas basicamente por primos e seus casamentos e concordo com você que a falta de planejamento e de informação em relação as doenças que as crianças podem desenvolver, podem acabar destruindo não só as crianças, como também os pais que sofrem com a perda das mesmas.

  7. Author

    Simone,

    Obrigada pela dica do sexame de compatibilidade, pois eu nem fazia idéia da existência do mesmo.
    Bjs

  8. Já que estas informações são públicas, seria bom tomar alguns cuidados com elas.
    1) A possibilidade de nascimento de crianças com síndrome genética é maior em casamentos consanguineos, mas não há determininismo absoluto. Primos podem ter filhos normais e casais de famílias distintas podem ter filhos com alguma anomalia.
    2) Assim como as pessoas normais, as portadoras de sindromes ou de outros problemas têm a qualidade de vida determinada também por condições externas ao organismo. O irmão da Rosa viveu mais que a expectativa dada para as pessoas com Down pq suas condições de vida permitiram, assim como tem muita gente sem síndrome que morre cedo pq suas condições de vida não permitem que elas cheguem, por exemplo, aos 70 anos que é a expectativa média de vida no Brasil.
    3) A síndrome de Down não está relacionada a casamentos consanguineos. A possibilidade de uma pessoa ter um filho com esta característica independe de serem primos ou não. Um dos poucos fatores conhecidos que interferem no nascimento e crianças com Down é a idade materna (quanto maior, maior a chance), mas isso tb não é absoluto.

  9. continuando….
    4) o teste ao qual Simone se refere é o de compatibilidade de Rh e deve ser feito pela mulher, independentemente se o pai do seu filho é seu parente ou não. Geralmente ele é feito rotineiramente no pré-natal.
    5) Não caso de casamento entre primos pode-se procurar um serviço de aconselhamento genético, antes da concepção, mas não são feitos testes e sim um estudo da história familiar.
    6) Um bom lugar para se conseguir informação confiável é o site da Sociedade Brasileira de Genética http://www.sbg.org.br
    7) deveríamos exigir escolas melhores, pois estas informações deveriam ser dadas, de maneira correta, para nossos jovens.

  10. Eu e o meu marido somos primos de primeiro grau.

    Nossa mães são irmãs. Os pais das nossas mães (nossos avós) também eram primos de primeiro grau.

    Temos um filho de 3 anos lindo e perfeito.
    Não procuramos nada, decidimos engravidar e deixamos na mão de Deus.

  11. olha si a genetica fala que primos nao podem se casar. porque tem o risco de ter filhos com problemas. eu nao acredito porque a maioria das pessoas que se casam nao sao primos. mesmo assim a criança nasce com um problema. eu mesmo minha irma e casada com um homem. e eles nao sao primos a criança nasceu com sindrome daw. eu nao acredito muitas vezes a ciencia eu nao entende eles queres buscar coisas. que nao estao a alcanse deles eu nao descrimino so. nao acredito ?

  12. Sou casada com um primo de primeiro grau e queremos ter um filho mas tenho muito medo de que a crianca nasca com algo problema

  13. Olá sou casada com meu primo (nossas mães são irmãs), temos uma filha de 7 anos e ela nasceu com sídrome de elhers-danlos ( ela é muito flexivel), não há nenhum caso na família. Li o relato da Simone onde ela diz que há problemas quando o tipo sanguineo é diferente, sou O+ e meu marido A- . Gostariamos muito de engravidar novamente. Fui a um geneticista que apenas perguntou se havia alguém na família com esta síndrome, e já me disse que seria melhor não engravidar novamente. Não me perguntou mais nada. Alguém tem algum artigo mais detalhado sobre o tipo sanguineo.
    Por favor precido muito de ajuda…..
    Rosangela

  14. Sim. Eu sou filha de mãe e pai que são primos de primeiro grau, mas nasci normal, como qualquer outra criança. Eu gostaria de saber se há alguma possibilidade de e ter alguma coisa, pois ainda tenho 16 anos.! Gostaria de saber , pois me preocupo.

  15. SOU CASADA COM MEU PRIMO NOSSOS PAIS SÃO IRMÃOS,MAS O MEU TIPO DE SANGUE É RH POSITIVO O DELE TBM SERÁ SE NÓS TIVER UM FILHO VAI TER ALGUM PROBLEMAS ME AJUDA POR FAVOR EU QUERO TANTO SER MÃE OBRIGADA…

  16. MEU NOME É RENTO TENHO 28ANOS Eu namoro COM a minha Prima d 1ºgrau e nós predendemos nos casar…Eu tenho um sonho de ser pai e entrego nas maos De JEOVÁ porque ele é maior que tudo.E TENHO MUITA FÉ QUE DEUS VAI ME DAR UMA,DUAS OU MAIS FILHOS SAUDAVEIS EM NOME DE JESUS CRISTO…!!!!!!!!!!AMÉMMMMMM

  17. ola meu nome e joseane so casada com meu primo estamos juntos a 16 anos quero engravidar ele e meu primo de 1 grau meu sangue e o+ e o dele e ab+ sera que podemos ter filhos

  18. oi
    Sou casada com meu primo de primeiro grau e temos uma linda filha de 8 anos perfeita e eu só tenho a agradecer a Deus que nos abençou com a vinda dela.

  19. olá meu nome é simoni e namoro meu primo de 2
    gral,ele é filho da minha prima de 1 gral,e estou com suspeita de gravidez , e estou com muito medo que meu filho tenha algum problema .por favor me ajudem pois não acho nada a respeito de primos de 2 gral.

    1. Author

      converse com o seu obstetra a respeito.

  20. Nossa….e agora eu amo meu primo e ele me ama..de vez em quando eu vo na casa dele ado ele ta sozinho ele pediu pra namorar cmg e ru aceiteii…mais sabe aqla coisa… Nois dois namoramos escondidos….ninguem sabe ……..

  21. meu sonho e ter filhos, eu e meu namorado somos primos primeiro do mesmo sangue A- e pretendemos casar e ter filhos , tem algum tratamento q eu posso fazer p evitar q meu filho nassa com algum problema? algum tratamento antes da gravidez ou na gravidez?

  22. Sou casada com meu primo de primeiro grau. Temos duas filhas lindas e saudáveis. Perfeitas. Acabo de descobrir que estou grávida novamente. Porém, dessa vez, estou receosa quanto à formação genética do bebê. Se alguém puder me ajudar agradeço.

  23. Oi vou casar com meu primo de primeiro grau quero muito ter filhos com ele.Eu já tenho dois filhos mais é de outro relacionamento não é primo são todos perfeito será q eu posso ter agora filhos com meu futuro marido vai ser deficiente meus filhos me ajuda.

  24. Ola boa noite sou casada com meu primo de primeiro grau a 11 anos temos uma filha de 7 anos porém não nasceu especial veio ficar especial após ter dado duas paradas por conta de uma pneumonia aguda gostaríamos de ter mais um filho mas fico com medo porém somos primos de primeiro grau e ele é filho de Primo Primeiro também meu tipo de sanguíneo é A+ e o dele é AB+ Será que terá algum problema a próxima criança caso queira ter mais um???? Sou louca pra ter mais um

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.