Carta de um pai

Recebi por email hoje cedo, antes de sair para trabalhar…

“LUIZ CARLOS SELL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mariana foi condenada à morte. Condenada e executada sem chance de qualquer defesa. Seu crime? Ela teve a audácia de desafiar a incompetência, imprevidência, irresponsabilidade e descaso das nossas autoridades dirigentes, dos órgãos (ir)responsáveis, de um presidente da República tíbio e oscilante na resolução de um problema que todo cidadão medianamente informado tem como resolver.
Mariana comprou uma passagem aérea no vôo 3054 da TAM. Comprou assim a sua pena capital. Voou até Porto Alegre para uma entrevista com a finalidade de assumir um emprego numa ONG internacional, cujo objetivo é a defesa dos direitos humanos no planeta. Mariana era advogada, especialista em direito internacional na área de meio ambiente e intransigente na defesa da água como direito da humanidade. Tinha um currículo invejável e era respeitada internacionalmente em vários países onde proferiu conferências, publicou trabalhos e participou dos grandes colóquios sobre o assunto.
Não voltou para casa. Foi executada criminosamente junto com aproximadamente 180 pessoas ao embarcar em um avião que previamente se sabia ser portador de um defeito mecânico. A pergunta que sempre fica nessas circunstancias é: DE QUEM É A CULPA? Infraero, Anac, Cindacta, Decea, FAB, ministros, presidente Lula, companhias aéreas? Essas são algumas das entidades (ir)responsáveis pela aviação civil no país.
Onde estão as autoridades dirigentes que, há nove meses, desde o acidente aéreo com o avião da Gol, vêm assistindo à crises sucessivas no setor aéreo, constituindo-se no caos administrativo, cujo resultado são os péssimos serviços oferecidos àqueles que por ventura necessitam utilizá-los? Fruto do progresso, do desenvolvimento, ministro Mantega? Relaxar e gozar ou, mais apropriadamente, relaxar e morrer, sexóloga Marta Suplicy? Bem, não é culpa do governo e, sim, da companhia aérea. Que se fo…, não é ministro Marco Aurélio Garcia? E o que acha disso tudo o presidente Lula?
A sociedade brasileira precisa dar um basta a esta situação. Somente nosso grito pode acordar os torporosos dirigentes. Não há comando. Estamos ao sabor da procela. Quero neste momento de dor me solidarizar com os familiares das vítimas desta catástrofe. Unidos, nosso grito de dor e de revolta será mais forte.
A minha princesa Mariana, estou certo de que encontrou a paz. Condenaram-na à morte e a executaram. A linda pessoa que era, cheia de vida e projetos, devolveram-me sob a forma de um pedaço de carvão. Que a morte dela não tenha sido em vão. Suscito a todos que lerem este texto que lutem e mostrem sua indignação com os fatos ocorridos, para que outras pessoas não paguem com suas vidas pelo descaso e o desrespeito das autoridades.
Adeus, minha princesa. Deus está contigo. Nós te amamos.

LUIZ CARLOS SELL é pai de Mariana Suzuki Sell, passageira do vôo TAM JJ 3054. ”

Aos 30&Alguns eu digo BASTA!!!!! Ninguém merece passar por esse sofrimento que essas famílias estão passando, ninguém merece muito menos o presidente da ANAC receber a medalha Santos Dumont, que homenageia aqueles que prestaram relevantes serviços à aeronáutica. Que presidente de mer… que temos.

Facebook Comments

5 comentários

  1. Nossa, acabou meu dia… Estou arrasada…

    Mas que bom que você voltou e chegou bem. Sentimos sua falta. Beijos de boas-vindas.

  2. Nossa, que viagem, a minha, fiquei tão arrasada que confundi os blogs!!! O beijo vale, as boas-vindas são para outra…

    … bjs pra vc tb querida …

  3. É uma pena q a nossa sociedade não consiga guardar nada de suma importância na memória.
    Hj estamos todos arrasados com o q aconteceu no ultimo dia 17, assim como ficamos arrasados em setembro com o desastre da Gol.
    Mas como nós não tivemos (graças a Deus) nem um ente querido, nem um amigo, nem um conhecido morto nesta catástrofe, amanhã os comentários já serão outros.
    Somente as familias das vítimas vão passar o resto de suas vidas chorando alguém q se foi.
    Urge q façamos alguma coisa q possa mudar a atitude de nossos governantes irresponsáveis, p/q provavelmente a próxima vítima será um de nós.
    bjus

    Concordo plenamente, por isso temos que a todo momento trazer a tona esses casos “esquecidos” pela sociedade para que não se repitam… bjs

  4. condenados todos estamos…todos…se continuarmos a pensar em nós mesmos e só pensarmos em nosso país quando onze estrangeiros estão dentro de campo, sem saber cantar o hino, já tendo esquecido a lingua mãe e preocupados com seus contratos milionários e nós de pé plantados de frente para a tv venerando uma nova estrela no peito enquanto o país afunda na fossa da incompetencia e da obscurandade…
    saudações sinceras e um tanto amargas frente ao momento em que estamos passando e pelos muitos infortunios que ainda iremos passar…se não começarmos a lutar.

    Gabriel, esse comentário e mais alguns outros me inspiraram a fazer a blogagem coletiva… []’s

  5. E aí tudo Joia!

    Nunca tinha entrado nesse blog, mais gostei muito por ter encontrado aqui uma copia da carta do pai da moça morta no acidente da TAM, valeu mesmo e continuem publicando materias que interessem a todos.

    Olá, já passei por lá…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.