Carnaval e os cuidados com o corpo

Todos sabemos que durante o carnaval ocorre muita ingestão de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas e pouco saudáveis, exposição ao sol por períodos prolongados e noites sejam mal dormidas. Fatores que podem acarretar uma série de prejuízos ao corpo nos dias seguintes à farra, incluindo mudanças na sua pele e o ganho de peso.

Segundo a especialista em cosmetologia e estética Thais Mugani, diretora da rede de clínicas Slimcenter, quem extrapola na bebida alcoólica aumenta as chances de retenção de líquido, que pode gerar o aspecto inchado e brilhante da pele. Alguns foliões notam sinais de edema em regiões como pernas, costas, braços e abdome. O álcool, se consumido de forma exagerada, diminui a produção de testosterona, responsável pela produção de massa muscular em até 15 dias após o consumo e afeta diretamente os hormônios reguladores do açúcar no sangue.

A bebida acompanhada de petiscos ricos em sódio, componente que provoca retenção de líquidos e, consequentemente, incha a barriga, lembrando que a própria cerveja também possui sódio, o que intensifica a retenção.

Uma dica é manter-se hidratado com bastante água antes, durante e após o consumo para desintoxicar o organismo, livrando-o do excesso de álcool.

Essencial também é preparar o corpo antes de se expor ao sol, Thais Mugani separou algumas dicas importante:

  • Hidrate-se bebendo água regularmente e hidrate a pele com cremes diariamente;
  • Escolha um creme com fator de proteção solar superior ou igual a 30, e sempre com proteção UVB e UVA, resistente à água e adequado ao tipo de pele. Sprays e leites são mais adequados para peles oleosas, enquanto os cremes são a opção certa para peles mais secas. No caso das crianças com menos de três anos, a escolha deve recair nos cremes minerais, que não contenham filtros químicos;
    Aplique o protetor solar em casa. É mais fácil conseguir uma cobertura mais homogênea se o fizer antes de se vestir e sem a areia para atrapalhar. Além disso, e mais importante: os filtros solares só começam a atuar cerca de meia hora depois da sua aplicação.

Para evitar as manchas na pele durante a folia, já que essas podem ser causadas pela exposição excessiva aos raios ultravioleta, em especial quando da ausência de proteção ideal, alguns cuidados devem ser tomados para minimizar os efeitos nocivos sendo o principal aplicar o protetor solar como um cuidado diário, mesmo nos dias nublados, e reaplicar o produto a cada duas horas.

Embora as manchas sejam mais comuns em adultos, elas também podem aparecer em pessoas de qualquer idade, nas partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto, ombros, braços, mãos e colo. Algumas pessoas também podem ter manchas no tronco ou pernas. Elas surgem porque o sol aumenta a produção de melanina no local.

Vale a pena evitar ir à praia ou piscina nos horários em que o sol está mais forte – entre 10h e 16h. Se não der para fugir, é importante ficar embaixo do guarda-sol, usar chapéu e óculos escuros, pois funcionam como uma barreira física e ajudam na proteção.

Cuidados com os Pés

A curtição do carnaval exige alguns cuidados básicos com os pés, responsáveis por sustentar o corpo por horas a fio sem descanso. Segundo Valéria Vieira, podóloga e coordenadora técnica da rede Doctor Feet, o principal risco está relacionado a pisões e colisões, já que o contato com multidões nesses eventos é comum. Além destes, outros riscos, como a fascite plantar e bolhas por atrito, podem ocorrer se não tomadas algumas medidas de prevenção.

A especialista lista alguma dicas para evitar qualquer tipo de problema, confira:

  • Escolha sapatos fechados com absorção de impactos, como os tênis
  • Não use chinelos, sandálias ou sapatilhas e não fique descalço em grandes multidões
  • Use palmilhas ou calcanheiras se for ficar muito tempo em pé
  • Se usar salto, evite as bolhas usando protetores de dedo feitos de silicone, gel e adesivo, assim como o calcanhar
  • Coloque os pés para cima depois da folia e, se possível, durma com eles assim
  • Em caso de dores, use um massageador específico para os pés ou mergulhe-os em uma bacia com água gelada por 30 minutos
  • Beba muita água para evitar a desidratação
  • Faça um escalda pé com óleos essenciais ou ervas para relaxar

Aproveite o Carnaval com moderação.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.