A) Macroambiente

  • forças demográficas / econômicas – aspecto populacional, dados demográficos como número de homens/mulheres, faixa etária da população, distribuição de renda, concentração de renda, disponibilidade de capital para investimento.
  • forças ecológicas / tecnológicas – o que está acontecendo no ambiente. Como o ambiente afeta sua empresa e vice-versa.
  • forças culturais / sociais – verificar as tendências culturais, quais são os valores culturalmente importantes no momento.
  • forças políticas / legais – verificar legislação do que você vai abrir, uma consultoria, ver forças políticas.

B) Microambiente

Restrito ao ramo do negócio que você escolheu, mais exclusivo.

  • concorrentes- define o tipo de material que você vai comercializar, você deve analizar o concorrente e determinar o quanto você vai gastar para finaliza o investimento.
  • fornecedores – ex: matéria prima e embalagem
  • distribuidores – quem irá distribuir, ponto de venda onde os produtos irão ficar expostos ao consumidor, passa a ser a própria publicidade.
  • consumidor final (target) – segmento que você definiu como aquele que será o seu consumidor.

MODELOS BÁSICOS DE PLANEJO EM MKT

  1. 4 A’s – prof. Raimar Richers)
  • análise- levantamento de dados de mercado, como o perfil do consumidor, tamanho do mercado, concorrência,
  • adaptação – elaboração do produto ou serviço de acordo com as informações obtidas ( embalagem, nome, preço…)
  • ativação – torna o produto conhecido e leva o consumidor a compra. (propaganda, promoção, rp, garantia)
  • avaliação – visa controlar o desempenho fazendo correções no plano quando necessário.

2. 4 P’s – prof. Jerome McCarthy

  • produto: é moldado de acordo com as informações obtidas.
  • ponto: perfeita distribuição do produto
  • promoção: divulgação do produto para o público alvo.
  • preço: resultado de uma série de estudos – custo industrial, prestigio do produto, imagem do lucro, poder aquisitivo.

(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com