24/03 – Estreia Mauá – O Primeiro Gigante

O HISTORY apresenta a minissérie inédita Mauá – O Primeiro Gigante, neste domingo, a partir das 19h50. Em dois episódios, a produção destaca a trajetória de Irineu Evangelista de Sousa, mais conhecido como Visconde de Mauá, pioneiro na industrialização brasileira e importante figura histórica.

Devido ao seu papel no desenvolvimento da industrialização brasileira, em especial, no setor de serviços públicos, Irineu recebeu títulos de nobreza, concedido por Dom Pedro II: o de Barão, em 1854, e o de Visconde, em 1874. A minissérie acompanha o Barão de Mauá, banqueiro, político e diplomata, no período de maior relevância de sua vida, de 1849 a 1868, e sua ascensão e queda, a partir do conflito com o governo imperial.

Coprodução do HISTORY com a Boutique Filmes, Mauá – O Primeiro Gigante traz o ator Danilo Grangheia (A Lei do Amor, O Roubo da Taça) no papel do Barão de Mauá, e Rodolfo Valente (3%), como Dom Pedro II.

A série é uma prequel (pré-sequência) de Gigantes do Brasil, minissérie do HISTORY, exibida em 2016, que contou as trajetórias de Francesco Matarazzo, Percival Farqar, Giuseppe Martinelli e Guilherme Guinle. O Barão de Mauá foi o precursor da industrialização e da modernização do Brasil, abrindo caminho para que, décadas depois, os quatro gigantes da história do empreendedorismo pudessem construir seus impérios.

No primeiro episódio, às 19h50, Irineu Evangelista de Sousa é um empresário que teve sua ascensão no governo imperialista de Dom Pedro II, iniciando a entrada do capitalismo numa sociedade escravista e agrária. Inicia, então, o conflito de interesses entre o governo e a iniciativa privada.

Em seguida, às 20h40, no segundo episódio, ao ser nomeado Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa atinge o auge como empresário. A princípio, o governo entende a mudança econômica que a iniciativa privada trouxe ao país, porém faz com que Mauá perceba que ele depende do governo para ser o empresário que é. Com o governo como seu concorrente, Mauá enfrenta sua queda.

CI: 10

Facebook Comments
Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.