23 dicas de como responder perguntas em uma entrevista para emprego

Lendo o Digg, acabei chegando no post How to answer 23 of the most common interview questions no blog Wise Bread, achei interassante e resolvi fazer uma tradução livre.

1. Conte-me um pouco sobre você.
Provavelmente na maioria das vezes a entrevista para emprego irá começar com essa frase ou algo similar, tenha cuidado para não contar a história da sua vida, fale apenas de fatos relevantes sobre a sua educação, carreira e situação atual de vida.

2. Por que você está procurando emprego ou por que você saiu do último emprego?
Presumivelmente você está procurando um novo emprego porque quer avançar sua carreira e conseguir uma posição que te permita crescer como pessoa e como profissional. Não é uma boa idéia mencionar dinheiro nessa resposta, pode soar mercenário. E se você estiver em uma situação infeliz de ter sido rebaixado de posição, permaneça positivo e seja o mais breve possível em relação ao assunto. Se foi demitido, necessitará de uma boa explicação. Permaneça positivo a respeito.

3. Conte-me o que você sabe sobre esta empresa.
Faça o dever de casa antes de ir a qualquer entrevista. Você deve saber sobre a empresa que deseja trabalhar. Tente saber se teve alguma notícia, ultimamente, a respeito da mesma nos jornais e revista, … Tem alguém na empresa que você deve saber quem é? Chegue preparado para a entrevista.

4. Por que você quer trabalhar nessa empresa?
Essa pergunta está diretamente relacionada a anterior. Qualquer pesquisa que você tenha feito a respeito da empresa o fez chegar a conclusão que deseja trabalhar nessa determinada empresa. Mencione e destaque suas metas de carreira e planos de carreira.

5. Que experiência relevante você tem?
Geralmente ao ser entrevistado para um determinado cargo, o indivíduo tem experiência na área, que deve ser mencionada. Caso você esteja trocando de carreira ou tentando algo novo, no qual não tenha experiência, seja honesto e criativo, combine as experiências necessárias com as que você tem.

6. Se seus colegas de trabalho estivessem aqui, o que diriam sobre você?
Seja positivo sempre, e tenha algumas citação específicas em mente, como: “Diriam que eu dou duro no trabalho” ou “Fulano sempre disse que eu era o mais confiável e criativo em resolver problemas que ele conheceu”.

7. Fez algo para aumentar sua experiência?
Isto pode incluir cursos a hobbies e esportes. Se é relacionado ao trabalho vale a pena mencionar.

8. Para quais empresas você enviou o CV?
Seja honesto e mencione algumas empresas mas não entre em detalhe. O fato que você está seriamente procurando por emprego e mantêm suas opções abertas é o que o entrevistador está procurando saber.

9. Como você trabalha sob pressão?
Novamente, seja positivo.

10. O que te motiva a fazer um bom trabalho?
A resposta a esta pergunta não é dinheiro, mesmo que o seja. Deve ser motivado por causas nobres, quer reconhecimento por um trabalho bem feito, tornar-se melhor no mesmo, ajudar os outros ou ser um líder em seu campo.

11. No que você se destaca?
Está sendo pedido para você explicar por que você é um bom empregado, permaneça positivo, pode ser alguém que funciona sob pressão, um grande motivador, resolve problemas ou alguém com atenção extraordinária para detalhes. O entrevistador procura respostas relacionadas ao trabalho.

12. Qual sua maior fraqueza?
Esta é uma pergunta horrível e uma que os políticos tornaram-se mestres em responder. Dizendo coisas como “eu talvez seja dedicado demais ao meu trabalho e acabo não gastando tempo suficiente com a minha família”. Por favor, mantenha os pés no chão, fale de um defeito pequeno relacionado ao projeto que você está trabalhando para melhorar. Exemplo: “Já me disseram que ocasionalmente focalizo em detalhes e perco o quadro maior, então tenho revisado o projeto completo diariamente para ver o progresso geral do mesmo.”

13. Vamos conversar sobre salário. Quanto você deseja?
Ainda que saiba o salário, se responder de primeira estará mostrando suas cartas, você deseja receber o máximo possível por seu trabalho, enquanto o empregador deseja pagar o mínimo possível. Pesquise a respeito da faixa que um profissional está recebendo no momento e com essas informações você pode de repente dizer: “isso é algo que pensei muito tempo e creio que alguém com minha experiência deve receber entre X & Y” ou pode ser mais astuto e dizer, “no momento estou mais interessado em conversar sobre a posição que vocês podem me oferecer”. Isso ao menos pode fazer com que ganhe tempo para decidir. Mas se você tiver um valor específico em mente e estiver confiante que a empresa irá pagar, então fale.

14. Você trabalha bem em equipe?
A resposta sempre é SIM. Essa é a única resposta.

15. Conte-me sobre uma sugestão que você fez e que foi implementada.
O importante aqui é focalizar na palavra “implementou”, você pode ter tido milhares de idéias, se a empresa na qual você trabalhava implementou e funcionou, mencione. Esteja preparado para contar sua história.

16. Tem algo que tenha te irritado sobre as pessoas com quem já trabalhou?
Naturalmente tem uma lista mas você não pode dizer isso, a melhor forma de responder esta pergunta é pensar por um tempo e então dizer algo como “pensando bem, eu sempre me dei bem com meus colegas de trabalho”.

17. Tem alguém que você não conseguiria trabalhar junto?
“Eu posso trabalhar bem com basicamente qualquer pessoa”

18. Conte-me sobre qualquer dificuldade que você teve com o seu ex-patrão.
O entrevistador testa para ver se você irá falar mal do seu ex-patrão, responda esta pergunta com tato, diplomacia e se for necessário, uma perda de memória. Em resumo, você nunca teve problemas.

19. Você prefere trabalhar pelo dinheiro ou pela satisfação profissional?
É bom dizer que dinheiro é importante, mas lembre-se que NADA é mais importante para você do que o trabalho.

20. Prefere que gostem ou sintam medo de você?
A resposta é “Nenhum, eu prefiro ser respeitado”. Você não quer ser temido porque o medo não motiva uma equipe, se é o melhor amigo de todo mundo achará difícil tomar decisões fortes ou entregar os trabalhos no prazo.

21. Está disposto a colocar os interesses da empresa acima dos seu próprio interesse?
Provavelmente terá que dizer sim porque está tentando ser o empregado perfeito.

22. Explique por que eu devo empregá-lo?
Esse é o momento de listar seus pontos positivos que vão de encontro com a descrição do cargo, focalize em si e seus talentos, não nos defeitos das outras pessoas que estão concorrendo ao mesmo cargo.

23. Você tem alguma pergunta a fazer?
Esta resposta está diretamente relacionada à pesquisa que você fez sobre a empresa e também lhe dará a possibilidade de mostrar como se preparou. Você provavelmente irá perguntar sobre os benefícios, caso esse assunto ainda não tenha sido tocado, ou quando você poderá começar, em que especificamente você estará trabalhando, como esse cargo afeta o resto da empresa. Sempre tenha perguntas.

Aos 30&Alguns é sempre bom encontrar textos interessantes pela internet e poder dividir. Hoje é aniversário de 1 ano do blog do Osc@r Luiz, passa lá que tem slide, tem música, está a maior festa.

Caro leitor não esqueça de:

banner-enquete01.jpg

Ajudar a eleger “As 7 desMARAVILHAS do Rio de Janeiro”.

Facebook Comments

17 comentários

  1. Bom dia, querida!
    Passou silenciosa pela minha festa e quase não te vejo por lá pra poder agradecer a visita.
    Espero que não se importe com a montagem que fiz pra poder incluir você no vídeo porque não tinha nenhuma imagem sua pra colocar.
    Obrigado por tudo e o seu blog é um dos modelos que uso pra tentar evoluir os meus.
    Um grande beijo e muito obrigado!
    Bom final de semana!

    querido Oscar, desculpe-me pela demora em desejar parabéns em seu blog, desejo muitos anos de blog e de amizade. Nesse ano vc conseguiu cativar várias pessoas, basta ver a quantidade de comentáros e presentes. Achei super criativa a idéia da festa com tantos participantes. Amigo parabéns !!!! bjs

  2. Sempre é bom estarmos a par dessas dicas, nunca sabemos quando iremos precisar 😉
    Beijos amiga!!

    oi querida, que bom te ver por aqui… vou passar lá agora mesmo… bjs


  3. Veridiana, acabei de atualizar o meu post de hoje para divulgar a petição em favor da Ana Virgínia. Bom findi.

  4. Olá Veridiana
    muito interessante mesmo esse post, são dicas preciosas, para ajudar a qualquer um
    que esteja em busca de um emprego melhor.
    tenhas uma ótima semana
    beijos

  5. Dicas sempre boas, mesmo que ultimamente tenho é participado de escolha de candidatos, meio complicado, muitas vezes estes mínimos detalhes é que fazem escolhermos um ou outro candidato. Colabora na escolha de pessoal para o laboratório do hospital onde trabalho, cada ano mais concorrentes.

  6. Putz, eu também publiquei uma tradução deste artigo no meu blog.

    Que coisa =/

    Oi Marcus, vou dar uma passada lá no seu espaço… o texto tb tem dicas boas … 😉

  7. olha eu gostei desse sati mais ou menos n vou dizer que n gostei se n vcs vam ficar tristes mas n tem nada que eu quero olha eu gostaria de saber como nesse sati eu posso encontrar como eu responder perguntas por ex: quando vc vai ser como creser como vc quer ter um filho e etc mais perguntas sobre o futuro

    bjus te amo sati tchau e muito obrigado


  8. gostei de tudo, há muita diversidade em imagens e assuntos,o blog é bem interessantes há vários itens a serem discutidos. Parabéns, beijos!

  9. Oi, gostaria de ter algumas dicas de como posso controlar minha impulsividade, pois, sou muito espontânea e tenho que ficar me policiando pra não cometer alguma indiscrição. Obrigada!

  10. Olá bom dia!!! Gostei muito de todas as ficas irão me ajudar bastante…
    Bjão

  11. Nooossa gostei mt! As dicas sao otimas eu li e re li elas vao me ajuda mt.

  12. ola, adorei o assunto das 23 dicas de como responder a uma entrevista de emprego, foi muito bom e de otima ultilidade. obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.