15 plantas que podem melhorar qualidade do ar no interior do lar

No final dos anos 80, a NASA e a Associated Landscape Contractors of America estudaram algumas plantas como forma de purificar o ar em instalações no espaço e encontraram várias plantas que filtram compostos orgânicos voláteis.

A boa notícia é que essas plantas também podem ajudar a limpar o ar no interior dos nossos lares.

aloe_vera# 1 Aloe (Aloe vera) – conhecida no Brasil popularmente como babosa, cresce fácil, ama o sol e ajuda a limpar o formaldeído e benzeno, que podem ser um subproduto de produtos químicos de limpeza, tintas, entre outros. Aloe é uma escolha inteligente para quem tem uma janela de cozinha ensolarada, pois além das suas capacidades de limpeza do ar, o gel dentro da planta pode ajudar a curar cortes e queimaduras.

spider_plant# 2 clorofito / planta aranha (Chlorophytum comosum) – possui muita folhagem e pequenas flores brancas, combate o benzeno, formol, monóxido de carbono e xileno (solvente utilizado nas indústrias de couro, borracha e impressão).

# 3gerber_daisy margarida-da-áfrica (Gerbera jamesonii) – é eficaz na remoção de tricloroetileno, que você pode levar para casa com a roupa lavada a seco em lavanderias. Também é bom para filtrar o benzeno que está nas tintas. Ideal para ter na lavanderia ou no quarto, desde que bata muita luz.

snake_plant# 4 espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata ou Sansevieria zeilanica) – também conhecida como abo-de-lagarto, língua-de-sogra e sanseviéria, é uma das melhores formas de filtrar formaldeído, que é comum em produtos de limpeza, papel higiênico, tecidos e produtos para cuidados pessoais. Ideal para banheiros, vive bem com pouca luz, condições de umidade e ajuda a filtrar poluentes atmosféricos.

golden_pothos# 5 Jibóia, era-do-diabo (Aures Scindapsus) – Outra planta poderosa para combater o formaldeído, tem rápido crescimento, quando plantada em um vaso suspenso, gera um efeito cascata verde. Ideal par garagens. (Bônus: permanece verde mesmo quando mantida no escuro.)

chrysanthemum# 6 Crisântemo (morifolium Chrysantheium) – as flores coloridas podem fazer muito mais do que iluminar o ambiente, também ajudam a filtrar o benzeno, que é comumente encontrado em cola, tintas, plásticos e detergentes. Esta planta gosta de luz direta, para incentivar a abertura dos botões é necessário encontrar um local perto de uma janela aberta com luz solar direta.

red_edged_dracaena# 7 dracena-de-madagascar (Dracaena marginata) – as bordas vermelhas trazem cor ao ambiente, e o arbusto pode crescer até atingir o teto. Melhor planta para remoção de tricloroetileno, xileno e formaldeído, que podem ser introduzidos ao ambiente interior através de lacas, vernizes e gasolina.

weeping_fig# 8 ficus chorão (Ficus benjamina) – na sala pode ajudar a filtrar os poluentes que normalmente acompanham carpetes e móveis, como benzeno, formaldeído e tricloroetileno. Cuidar de um ficus pode ser complicado, mas se for egado nas condições certa de luz certa, duram muito tempo.

azalea# 9 Azaléia (Rhododendron simsii) – combate formaldeído a partir de fontes como a madeira ou espuma isolante. Azaléas de desenvolvem melhor em áreas frias em torno de 15 a 18 graus em um ponto bem  iluminado.

english_ivy# 10  Hera-inglesa (Hedera helix) – ideal para quem tem animal de estimação, especialmente aqueles que evacuam dentro de casa.Um estudo descobriu que a planta reduz as partículas fecais que ficam no ar. Também filtra formaldeídos encontrados em alguns produtos de limpeza doméstica.

warneck_dracaena# 11 Dracaena Warneck (Dracaena deremensis ‘Warneckii) – combate poluentes associados a vernizes e óleos. Cresce facilmente dentro de ambientes internos, mesmo sem luz solar direta e pode atingir até 3,65m.

chinese_evergreen# 12 café-de-salão-dourado (Aglaonema crispum) – fácil de cuidar, ajuda a filtrar uma variedade de poluentes do ar e com o tempo começa a remover as toxinas. Mesmo com pouca luz irá produzir flores e frutos vermelhos.

bamboo_palm# 13 bambu de palma (Chamaedorea sefritzii) – esta palmeira floresce em espaços interiores pequenos com sombra e freqüentemente produz flores e frutos pequenos. É uma das melhores plantas para filtrar tanto o benzeno qunato o tricloroetileno, além de ser uma boa escolha ser colocado em torno de móveis que podem estar soltando  formaldeído.

heartleaf_philodendron# 14 jibóia (oxycardium Philodendron) – esta trepadeira não é indicada para quem tem crianças ou animais de estimação por ser tóxica quando ingerido. Remove todos os tipos de compostos orgânicos voláteis, particularmente os formaldeídos a partir de fontes como o aglomerado.

peace_lily# 15 lírio-da-paz (Spathiphylum wallisii ) – Sombra e água semanais são tudo que o lírio da paz precisa para sobreviver e produzir flores. Encabeçou a lista da NASA para a remoção de formaldeído, benzeno e tricloroetileno, aém de combater o tolueno e o xileno.

Aos 30&Alguns reparei que tinha várias dessas plantas no meu quintal, vamos ver com o tempo como decorar dentro de casa.

Via.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.