Você sabe a história por trás do LEGO?

Você sabe a história por trás do LEGO?

Em 1932 Ole Kirk Christiansen, carpinteiro e marceneiro, abriu um empresa em Billund na Dinamarca que fabricava  escadotes, tábuas de passar roupa e brinquedos de madeira. Em 1934 a empresa passou a chamar LEGO que vem da palavra “LEg GOdt” (jogo bem), mais tarde, descobriram que no latin a palavra significa “estudo” ou “monto”.

Em 1942 ocorre um incêndia na fábrica da LEGO  que é reconstruída e em 1947 a empresa é a primeira empresa na Dinamarca a comprar uma máquinainjetora de plástico para moldar brinquedos.

Em 1947, Ole Kirk e Godtfred obtiveram amostras peças plásticas que podiam ser encaixadas umas nas outras e eram fabricadas pela empresa Kiddicraft (Inglaterra). Em 1949 o Lego Group começou a produzindo peças semelhantes, os “Automatic Binding Bricks” que seria uma forma automática de unir as peças que eram a essa altura fabricadas com acetato de celulose.

Em 1950 Godtfred Kirk Christiansen – filho do fundador – é designado Vice-presidente  da LEGO e em 1951 os brinquedos plásticos somam mais da metade dos produtos fabricados e vendidos, passando assim os brinquedos feitos com material plástico substituindo aos poucos os brinquedos de madeira.

Em 1953, as peças são nomeadas “LEGO Mursten”  (tijolos de LEGO). O primeiro kit lançado foi o”LEGO System of Play” que continha 28 sets e 8 veículos com partes extras disponíveis e assim iniciou a revolução no mundo dos brinquedos, a aprtir desse momento o usuário podia interagir, criar e brincar sem necessidade de seguir nenhuma diretriz.

Com o passar dos anos os modelos ficam mais estáveis e seguros e mais variações são lançadas. Como o passar dos anos adicionam à versatilidade e força ao bloco de LEGO. Em 1963 o acetato de celulose é substituído por plástico ABS (acrylonitrile butadiene styrene) fazendo peças com mais brilho, qualidade e força.

Em 1967 a LEGO lançou a marca DUPLO – uma versão maior do bloco para crianças menores de cinco anos de idade. Em 1969 ocorre o lançamento internacional da empresa.

Em 1971 a Lego acreditou no mercado voltado para o público feminino e lançou peças de móveis para serem colocados dentro da casa de boneca. Em 1974 lançaram o “Lego family”, com os primeiros bonequinhos e foi sucesso de venda apesar de não ter nenhum rosto impresso na cabeça. Uma fábrica de produção de Lego foi inaugurada em Enfield, Connecticut nos Estados Unidos.

Em 1975 a linha “Expert Series” foi lançada, era voltada para um público mais velho. Em 1977 foi lançada a linha “Expert Builder” e em 1978 lançou o “minifigure” , os bonequinhos com braços, pernas, e um sorriso amigável.

Em 1979 a empresa lançou a linha ” Lego Space”. Em 1980 o Lego Group estabeleceu o Departamento para Produtos Educacionais e em 1982, no mesmo ano que completou 50 anos, lançou a linha “Technic” e o livro “50 Years of Play”(50 anos jogando/brincando).

Em 1983 o Duplo passou a incluir jogos para usuários mais jovens, particularmente crianças. Em 1984 os bonecos minifigure ganharam um reino de cavaleiros e cavalos, com a apresentação dos primeiros jogos de Castelo.

Em 1985 a linha “Light & Sound”(luz e som) surgiu, incluía um pacote de bateria com luzes elétricas, alarme, e outros acessórios e nesse mesmo ano a divisão educacional do Grupo produziu o  “Technic Computer Control”,  um sistema educacional no qual robôs, caminhões, e outros modelos motorizado podiam ser controlados via computador. A primeira fábrica da Lego no Brasil (Manaus) foi inaugura.

Em agosto de 1988, 38 crianças de 17 países diferentes participaram da primeira Lego World Cup, a competição mundial que ocorreu em Billund. No mesmo ano a Lego Canadá foi inaugurada.

Em 1989 foi lançada a linha Lego Pirates (piratas) e o Departamento Educacional de Produtos do Grupo  Lego foi renomeado Lego Dakta. Em 1990 foram lançadas as linhas que incluiam carros atingindo um nível de detalhe e realismo inovadores na série de Legos.

Em 1992 a empresa entrou para o Livro dos Recordes (Guinness Book) com a construção de um castelo que utilizou 400.000 peças de Lego medindo 4,45m x 5,22m, e outro que contava com uma linha de trem  de  545 metros em comprimento, com três locomotivas.

No mesmo ano o Duplo foi aumentado com a adição da linha de ferramentas que contava com chaves de fendas, parafusos, entre outros e a linha Paradisa,para as meninas, em uma variedade de novas cores pasteis focalizado ao redor de cavalos e um tema de praia.

Em 1993 lançou um trem  Duplo e uma espécie de escavadeira. Desde 1999 a empresa licenciou diversas linhas, tais como Lego Star Wars e Lego Harry Potter e em 2003 a linha Lego Basketball e a empresa não para de crescer.

lego.jpg

Aos 30&Alguns informo que esse post não é um publieditorial, é apenas uma homenagem de uma fã que acredita na importância de brinquedos educativos no desenvolvimento das crianças e dos adultos!

fontes: Essortment, Wikipedia e Lego

Facebook Comments

12 comentários



  1. Quando eu era criança, existia no Brasil o Poly, que era um Lego tupiniquim, também muito legal… brinquei muito com isso, construí casas, aviões, carros e espaçonaves e um dia, meu irmão ganhou um kit com motor, foi sensacional!

    Esse é um brinquedo efetivamente educativo.

  2. Eu nunca tive um LEGO nem outro tipo de joguinho de montar. Tive poucos brinquedos. Muitas vezes tinhamos que fabricar caminhõezinhos, aviõezinhos de lata, tratores, etc. Mas, de presente de aniversário, já paguei pelo menos dois!

  3. Adorei seu post hoje, tive um Lego lógico muito legal. Vivia inventando moda com ele. Era meu brinquedo favorito, nem mesmo meu primeiro vídeo game o superou… Abraços meus

  4. Veri,
    eu tive Lego … adorava brincar com eles! Depois meu filhote teve Lego, muito legal ajuda o desenvolvimento a motricidade fina e a concentração 🙂
    beijosss

  5. Faltou falar da investida da LEGO nos videogames, que vão desde simuladores de LEGO, onde o objetivo é montar mesmo, até jogos “normais” com aparência de LEGO, como LEGO Racer, Indyana Jones e Batman

  6. Flavia Sereia » agora me remeteu a infância e lembrei dos brinquedos dos vizinhos…hahaha

  7. João Henrique » vou ter que fazer a parte II … []’s



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.