Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – “estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de cancêr podem ser curadas se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados.”

No Brasil, mais de 9000 casos novos de câncer infanto-juvenil, ocorrem por ano, representando a segunda causa de mortalidade (primeira causa é relacionada a acidentes e à violência) proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Câncer infantil geralmente afeta as células do sistema sangüíneo e os tecidos de sustentação e corresponde a leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático), neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, freqüentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina do olho), tumor germinativo (tumor das células que vão dar origem às gônadas), osteossarcoma (tumor ósseo), sarcomas (tumores de partes moles).

“É importante que os pais estejam alertas para o fato de que a criança não inventa sintomas e que ao sinal de alguma anormalidade, levem seus filhos ao pediatra para avaliação. É igualmente relevante saber que, na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância. Mas isto não deve ser motivo para que a visita ao médico seja descartada.”


Aos 30&alguns ressalvo a importância da atenção dos pais, uma prima detectou que algo estava errado com a filha de cinco anos que começou a ter febre sempre no final da tarde, no período de uma semana, já estava junto com os médicos tentando descobrir o motivo da febre e eis que a filha estava com leucemia, o diagnóstico foi rápido devido a atenção da mãe,  havia quinze dias que a doença tinha começado a desenvolver-se, o tratamento foi iniciado imediatamente e hoje, após dois anos, a menina está cancer free.

fonte: INCA

ps: se você assina o feed, para assistir os vídeos que ilustram esse post, visite o blog.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com