Tiros em Osasco estreia no Sesi (SP – 18/08)

Inspirado na chacina ocorrida em Osasco em agosto de 2015, texto inédito de Cássio Pires traz ao público uma reflexão contundente sobre o preconceito e o individualismo impregnados no cotidiano dos grandes centros urbanos. Cenas curtas são encenadas por 11 atores do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP.

Como você reage quando descobre que ocorreu um crime bem perto de você? A vida continua como se nada tivesse acontecido ou algo muda? O disparo inicial da montagem Tiros em Osasco, que reabrirá a programação do Espaço Mezanino, do SESI-SP, no dia 18 de agosto, às 20h30, começa exatamente com esse clima de “o que está havendo?”. O espetáculo, texto inédito de Cássio Pires, dirigido por Yara de Novaes, fica em cartaz no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso até 6 de novembro com entrada gratuita. Todo primeiro domingo do mês, até o final da temporada, está previsto um bate-papo com artistas e estudiosos convidados, a respeito de temas discutidos na peça.

Tendo como pano de fundo a chacina ocorrida em Osasco e Barueri há um ano, que deixou 19 mortos e cinco feridos, traz provocações bem articuladas sobre as relações de violência nas grandes cidades – seja entre pessoas, seja com o espaço. É como se cada frase ácida dita em cena fosse um tiro, e cada tiro chegasse até o público acompanhado pelo som do disparo na peça.

Dividida em cenas curtas, a peça é um mergulho nos cômodos dos apartamentos de jovens adultos de classe média e seus pensamentos – muitas vezes permeados de individualismo, preconceito e intolerância.

Os elementos estéticos de Tiros em Osasco procuram refletir o universo e os valores das personagens: a luz, a trilha sonora e o cenário sugerem ideias de repetição, similaridade e espelhamento. Outros destaques são a iluminação criada por Wagner Antônio e a direção musical de Dr Morris, que criou uma trilha sonora original para o espetáculo, onde o público poderá ouvir Modern Love (David Bowie), I Started A Joke (Bee Gees) What’s Up (4 Non Blondes), entre outras canções pop que povoam o imaginário dos personagens.

 

TIROS EM OSASCO

SERVIÇO:

Tiros em Osasco
Temporada: de 18 de agosto a 6 de novembro de 2016
Horários: quarta a sábado, às 20h30. Domingo, às 19h30.
Local: Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso – Avenida Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Classificação: 18 anos
Duração: 90 min.
Gênero: drama
Capacidade: 50 lugares.
Grátis. Dois ingressos por pessoa.
Horário da bilheteria: quarta a sábado, das 13h às 20h30. Domingo, das 11h às 20h.

 

FICHA TÉCNICA: Texto: Cássio Pires | Direção: Yara de Novaes | Elenco: Ana Luiza Anjos, André Saboya, Anna Gobbi, Guilherme Yazbek, Carlos Jordão, Marcella Vicentini, Marcelo Rodrigues, Magiu Mansur, Renata Becker, Renata Martins e Rodrigo Sampaio | Cenografia: André Cortez | Iluminação: Wagner Antônio | Figurino: Cassio Brasil | Direção musical e trilha sonora: Dr Morris |Diretores assistentes e preparação corporal: Murillo Basso e Renan Ferreira | Assistência de direção: Elise Garcia |  Coordenação de produção: Bia Fonseca | Assistência de produção: Mariana Machado | Direção de produção: Marlene Salgado |Idealização: Yara de Novaes e Marlene Salgado.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.