Temporal à vista? Dicas sobre como agir ao volante

Chegou o verão e com ele em boa parte do país chegaram também os temporais com direito a muitos raios e trovões e é mais comum do que imaginamos as pessoas serem pegas desprevenidas  no meio de um temporal quando estão dirigindo. Medo, nervoso, preocupação são sintomas comuns em uma situação como essa, um desafio até para o mais experiente dos motoristas.

A Ford nos enviou algumas dicas sobre como agir durante uma forte chuva que podem deixar o motorista mais tranquilo para enfrentá-la.

1-      Dirigir sob chuva forte não é uma boa ideia. Antes de sair, verifique a previsão do tempo e, se possível, considere mudar seus planos caso uma tempestade esteja a caminho.

2-      Esteja sempre alerta: Use sua visão e audição para monitorar o que está acontecendo ao redor. Se o céu escurecer ou estiver trovejando bastante, é sinal de que vem chuva forte por aí.

3-      Mantenha a calma: Quando está chovendo muito, adeus visibilidade. Além disso, as ruas ficam mais escorregadias. Dirija o mais devagar possível mantendo sempre as mãos no volante e os olhos na pista.

4-      Cuidado com a hidroplanagem: Algumas ruas e trechos de estradas formam poças de água capazes de fazer com que o pneu do carro perca o contato com a rua. Se isso acontecer, de novo mantenha a calma. Tire o pé do acelerador, mantenha as mãos firmes ao volante e ande devagar para manter uma direção segura.

5-      Evite pontos de alagamento: Se você não consegue enxergar a rua debaixo d’água, melhor não seguir adiante. Pela frente você pode encontrar um buraco ou outros detritos que podem danificar o carro ou causar acidentes. Além disso, água em excesso pode danificar o motor e sistemas elétricos do veículo.

6-      Mantenha-se visível: Deixe os faróis ligados, mesmo durante o dia, para melhorar o seu campo de visão e também para que as pessoas consigam enxergar o seu carro em meio ao temporal. Se o vidro ficar embaçado, ligue o desembaçador e mantenha o ar-condicionado ligado para manter o ambiente sempre fresco.

7-      Encoste e espere: Se estiver no meio de uma tempestade com relâmpagos, a melhor opção é parar o carro em um local seguro e esperar a chuva passar ou diminuir a intensidade. Se possível, evite lugares com poças de água, árvores, áreas elevadas ou próximas a postes de energia. Se estiver esperando a chuva passar dentro do carro, evite contato com peças de metal no veículo, pois elas são condutoras de energia.

Algumas tecnologias mais modernas existentes em alguns modelos de carros podem auxiliar o motorista, como sensor de chuva (ao caírem as primeiras gotas no para-brisa, os limpadores são ativados automaticamente por sensores); controle eletrônico de estabilidade e tração (mantém o carro “grudado” no chão durante as curvas); acendimento automático dos faróis; faróis adaptativos (atua automaticamente de acordo com as condições extremas do ambiente – inclusive durante chuva intensa e tempestade).

A melhor opção sempre é evitar ficar no meio de uma tempestade enquanto dirige, mas se isso não for possível, essas dicas podem te ajudar a enfrentar o temporal e a estrada com tranquilidade e segurança.

 

Facebook Comments

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões