Surgimento do primeiro dentinho

Surgimento do primeiro dentinho

O nascimento dos primeiros dentinhos pode ser muito incômoda, os bebês podem apresentar sintomas como leve irritabilidade e desconforto, levando a redução do apetite, alteração do sono,  muita “babação” e a coceira podem vir com tudo.

A erupção dos dentinhos pode ser observada pelo inchaço e vermelhidão nas gengivas. Esse processo inflamatório gerado pela erupção dentária geralmente não provoca febre, podendo em algumas situações elevar discretamente a temperatura do corpo, portanto, os pais devem ficar de olhos bem abertos, pois, se o bebê apresentar febre alta ou persistente, principalmente se acompanhado de outros sintomas, é necessário procurar o pediatra.

Segundo Dr. Marcos Aurélio Safadi, (parceiro da NUK e professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), o desconforto causado pela erupção dentária pode ser aliviado com o uso de mordedores, de preferência refrigerados, frutas geladas ou outros alimentos. O uso de analgésicos para alívio dos sintomas é raramente necessário e, neste caso, o pediatra deverá sempre ser consultado para tirar todas as dúvidas e realizar as orientações.

O médico ainda alerta que desde os primeiros meses, deve-se realizar a higiene oral. Massagear as gengivas e  higienizar os primeiros dentinhos.

A arcada dentária de leite terá 20 dentes no total, já a arcada de dentes permanentes terá 32. Os nenéns apresentam o nascimento do primeiro dente de leite, em torno dos 6 meses de vida e a arcada estará completa até os 3 anos de idade. Mas nem sempre isso é assim. Uma em cada 2000 crianças pode nascer com um ou até dois dentes, enquanto outras poderão apresentar atraso na erupção dentária para até 1 ano de idade ou mais. Os primeiros dentes a nascer são os incisivos centrais inferiores.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.