“Beleza não é sobre ter um rosto bonito.
É sobre ter um mente bonita,
um coração bonito,
e mais importante,
uma alma bonita”
– David Drake livro Across The Stars

Este ditado descreve a sessão de fotos feita por Rahul Saharan que trabalhou com cinco jovens indianas (Rupa, Rita, Sonam, Laxmi e Chanchal) sobreviventes de ataques com ácido em uma sessão de fotos para a Rupa Designs. O trabalho de Rahul com sobreviventes de ataques de ácido afirma claramente que as mulheres que sofreram esses ataques não merecem esconder o rosto do mundo, porque o mundo precisa desesperadamente dessas mulheres inspiradoras.

Na Índia estima-se que todos os anos mais de mil mulheres são vítimas de ataques com ácido, pelos motivos mais banais.

sobreviventes_ataque_com_acido02
Rupa, 22 anos é a fundadora da Rupa Designs, designer da coleção para a sessão, disse que recusou-se a deixar o ataque destruir seu sonho de tornar-se uma designer. Segundo ela, sempre quis ser designer, mas após o ataque houve uma pausa em sua vida, ficou insegura e constrangida com as  cicatrizes e passou a cobrir o rosto com um lenço.

Em agosto de 2008 Rupa estava dormindo quando sua madrasta jogou ácido em seu rosto. A madastra foi considerada culpada e condenada à prisão, mas o sistema judicial falido da Índia não funcionou, a madastra continua livre e vivendo sua vida, sem sinais de remorso depois de cumprir apenas 18 meses da sentença. Rupa, abandonou o sobrenome da família e renegou seu pai que apoiou a madastra depois do ataque.

Rupa juntou-se a a campanha “Stop Acid Attacks” que trabalha extensivamente com sobreviventes de ataques de ácido, ajudando-os a voltarem à sociedade e reforçando suas auto-estima, mais comum na Índia do que muitos imaginam, e decidiu lutar por justiça para si e para outras vítimas.

sobreviventes_ataque_com_acido08(continue lendo)

sobreviventes_ataque_com_acido11
Rupa e Rita passaram anos escondendo seus rostos, mas agora corajosamente participaram da sessão de fotos.

sobreviventes_ataque_com_acido06

sobreviventes_ataque_com_acido12

 

Laximi posa com designs coloridos de Rupa na sessão de fotos de inspiração.

sobreviventes_ataque_com_acido03

sobreviventes_ataque_com_acido04

sobreviventes_ataque_com_acido13O fotógrafo Rahul Saara foi parte fundamental da sessão, ajudando Laximi e Rita se sentirem confiante o suficiente para serem fotografadas.

Rahul,  24 anos, morador de Delhi, realizou esse trabalho sem cobrar, antes da sessão disse às meninas que não deviam deixar que as pessoas lhes dissessem o que é belo, que elas eram lindas, que toda mulher é bonita. Segundo ele foi um prazer fazer esse trabalho e apoiar todas as vítimas de ataques com ácido.

Elas também criaram Chhaon, um centro de apoio para sobreviventes de ataques com ácido. É um ambiente limpo, seguro e confortável para que as sobreviventes passem o tempo enquanto recebem ajuda médica. Chhaon tornou-se também uma casa de encontro para todas as sobreviventes, onde  conversam, cantam, dançam e riem.

Para Rupa o Chhaon foi muito importante porque a ajudou sentir-se confiante novamente e acreditar em si mesma. Esta foi a primeira vez que ela apresentou sua linha de roupas e ficou contente de vê-las sendo apreciadas.

sobreviventes_ataque_com_acido09

sobreviventes_ataque_com_acido01

Rahul, ficou sobrecarregado com a resposta ao seu trabalho. Ele associou-se ao centro Chhaon nos últimos dois anos e meio, mas esta foi a primeira vez que sentiu ter usado suas habilidades para uma boa causa, ajudando essas meninas encantadoras, sentiu-se abençoado por ter conseguido esta oportunidade exclusiva. Agora espera organizar uma exposição de fotos para ajudar os sobreviventes de ataques com ácido.

Segundo ele, esta sessão de fotos foi a sua homenagem a todas as mulheres corajosas de todo o mundo que já passaram por essa tortura horrível e está feliz por fazer a sua parte em apoiá-las.

sobreviventes_ataque_com_acido05

sobreviventes_ataque_com_acido07Rupa disse que Rahul fez com que se senti-se confortável o suficiente para ser capaz de enfrentar a câmera com orgulho. Ela já começou a vender seus designs e espera ter mais pedidos, assim seu sonho se tornará realmente realidade. Para ela os últimos seis anos foram difíceis e espera estabelecer a sua própria boutique e trabalhar para tornar-se financeiramente independente. Um exemplo de mulher. Disse nunca ter imaginado que seus sonhos poderiam se tornar realidade, mas agora acredita que tudo é possível.

sobreviventes_ataque_com_acido10

sobreviventes_ataque_com_acido14Laxmi recebeu o “International Women of Courage Award” (2014) pelo trabalho realizado na luta contra os ataques com ácido.

sobreviventes_ataque_com_acido15

sobreviventes_ataque_com_acido16Nesta sessão o espírito indomável brilhou em todas as fotos, essas sobreviventes não se esqueceram de sorrir, uma forma fantástica de homenagear todas as mulheres sobrevivente de ataque com ácido em todo o mundo. As fotos mostram ao mundo o que a positividade, perseverança e um pouco de esperança podem fazer.

Para apoiar estas meninas visite stopacidattacks.org

E para se envolver com projetos de Rupa visite: www.bitgiving.com/project/index/id/BIT102

Não deixe de curtir a fanpage do projeto dando o seu apoio: www.facebook.com/StopAcidAttacks

 

Via> 1, 2, 3

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com