O Programa Escolas Transformadoras, iniciativa global da Ashoka –  organização social global fundada em 1981 que congrega mais de três mil empreendedores sociais em 84 países e busca colaborar na construção de um mundo em que Todos São Transformadores –  correalizada pelo Instituto Alana no Brasil – organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância -, promove no dia 19 de maio uma roda de diálogo sobre ‘Empatia na educação de crianças e jovens transformadores’, com a presença de diversos especialista da área de educação.

educação transformadora

O objetivo do debate é construir, coletivamente, um entendimento sobre a importância da empatia, como um valor e como uma competência que pode ser ensinada e cultivada na escola. Acredita-se que tal habilidade tem profunda relação com a busca por formar crianças e jovens transformadores, capazes de resolver os problemas sociais de nosso tempo, isso porque a postura empática pressupõe abertura para acolher a diversidade e agir em prol do bem comum.

Lançado em setembro de 2015, a iniciativa busca identificar equipes de escolas que cultivam em seus alunos competências transformadoras, como a empatia, a criatividade, o trabalho em grupo e o protagonismo social. Doze instituições de ensino já integram a rede no Brasil, e o mapeamento continuará durante os próximos anos. A comunidade de Escolas Transformadoras conta com mais de 200 escolas em 28 países de todos os continentes.

A abertura do debate, transmitido ao vivo pela internet, terá a presença do Professor Renato Janine Ribeiro, titular da USP e ex-Ministro da Educação.Entre os convidados estão Helena Singer, José Pacheco, Pilar Lacerda, Braz Nogueira, Natacha Costa, Ana Lucia Villela, Wellington Nogueira, Rosely Sayão, Auro Lescher, lideranças de cinco Escolas Transformadoras no Brasil além de editores e jornalistas da mídia especializada.

Serviço:
Roda de conversa sobre Empatia e Educação Transformadora
Data e horário: 19 de maio, quinta-feira, das 15h00 às 18h00
Acompanhe ao vivo neste link: http://escolastransformadoras.com.br/br/

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com