Como reaproveitar materiais escolares?

Como reaproveitar materiais escolares?

Atualmente sustentabilidade e meio ambiente são assuntos que fazem parte do nosso dia-a-dia,  e como desda segunda quinzena de janeiro algumas escolas já estão voltando às aulas, segue abaixo algumas dicas que recebemos da Mercur para que pais, crianças e adolescentes escolham os materiais escolares que mais se adequam as suas necessidades, refletindo antes da compra e substituindo atitudes consumistas por atitudes responsáveis.

1) Cadernos com capas lisas – custam menos do que cadernos de marcas ou personagens e ainda pode ser personalizado com fotos, recortes de revista e desenhos (colados na capa), ou, ainda, encapando-os com tecido e cola.

2) Canetas, lápis de cor e demais materiais de desenho e/ou escrita –  o que restou no estojo do ano passado pode ser testado, limpo (com álcool e flanela) e reaproveitado no ano seguinte. Os estojos podem ser lavados e completados com o que estiver faltando. Utilizar os materiais até o final da vida útil é uma excelente forma de ser sustentável.

3) Canetas hidrográficas secas –  pode desmontar a caneta, retirar o refil/carga de dentro dela e deixar de molho na água, separando, se assim desejar, cada cor em um pote diferente. Se quiser guardar a tinta, escolha um pote com tampa e a deixe de molho por algumas horas. Você terá uma tinta muito semelhante a aquarela. Utilize com pincel.

4) Pastas –  já utilizadas que estão com um aspecto mais gasto, podem ser revigoradas com a colagem de adesivos e serem utilizadas por mais tempo.

5) Mochila e estojos – pode ter aplicado desenhos e bordados. Existem muitas opções para aplicar em diferentes tipos de superfície. O mesmo pode ser feito utilizando botons.

6) Novo caderno – folhas limpas de cadernos do ano que passou, podem ser unidas às de outros cadernos e transformadas em uma nova encadernação.

7) Agendas antigas – podem ser reutilizadas como blocos de rascunho, pois sempre ficam páginas em branco que podem, dessa forma, ser reaproveitadas.

8) Giz de cera com cara de novo – existem muitas técnicas que ensinam a reaproveitar pedaços muito pequenos de giz de cera.  Basta separá-los por cores, colocar os pedaços de giz em formas de silicone ou de metal e levar ao forno. O tempo de derretimento depende muito do tamanho dos pedaços de giz. Geralmente, entre 3 e 7 minutos é suficiente. Quando o giz estiver totalmente derretido, retire do forno e aguarde esfriar. Pronto, você terá novos giz de cera com formatos inusitados e feitos por você.

9) Cuidado com os materiais escolares – cuidar dos materiais ao longo do ano, evitando que caiam no chão, ou deixá-los largados em qualquer lugar, pode ajudar a mantê-los em ordem e sem danos. Isto é uma forma de evitar a compra de novos materiais.

#bompratodomundo

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.