Quantos copos de suco o seu filho com menos de 6 anos de idade bebe?

Lendo o website Live Science, me deparei com a matéria “1 in 3 Kids Drink Too Much Juice” (1 em cada 3 crianças bebe suco demais) e fiquei surpresa ao constatar que a American Academy of Pediatrics (AAP) recomenda que crianças até seis anos de idade bebam apenas um copo de suco por dia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan C.S. Mott Children’s Hospital National Pollon Children’s Health, nos EUA, mais de 1/3 dos pais entrevistados, em um total de 606 pais com filhos com idades entre 1 e 5, e cerca de 1/2 dos pais com uma renda familiar considerada baixa para os padrões americanos (menos de US$30.000 por ano) relataram dar dois ou mais copos de suco por dia aos seus filhos.

Ou seja, o dobro da quantidade recomendada pela AAP, já que muito suco pode acarretar obesidade infantil e cárie dentária, condições que prevalecem em crianças americanas de baixa renda.

Muitos pais pensam que o suco é uma maneira fácil de fazer com que seus filhos consumam uma porção de fruta, mas muitas vezes esses pais nem mesmo estão dando sucos feitos com 100% de frutas, além do adoçante/açúcar. A AAP recomenda que mesmo suco feito 100% com fruta, deve ser limitado a uma porção por dia.

A pesquisa ainda mostrou que crianças de famílias mais abastadas eram menos propensas a beber mais do que a quantidade diária recomendada , apenas 23% dos pais com renda familiar anual de US$ 100.000 ou mais relataram que suas crianças bebiam dois ou mais copos de suco por dia.

35% dos pais com uma baixa-renda anual disseram que os pediatras haviam recomendado o consumo de suco, provavelmente não foram específicos em comunicar que a fruta em si seria o ideal.

Acredito, por experiência própria, nada cientificamente comprovado, que aqui no Brasil deve ocorrer o contrário, vejo que muitos pais com uma boa renda familiar, adoram entupir seus filhos com sucos de caixinhas comprados no supermercado, principalmente os de soja, sem nem mesmo verificarem a quantidade de açúcar, conservantes e sódio.

Semana passada a Aninha do blog Look Bebê fez um post bem interessante “Sobre os sucos de caixinha … Atenção à escolha” (recomendo a leitura) onde ela fala sobre a a presença de conservantes, a quantidade de sódio e de açúcar nos sucos de caixinhas.

Notei que a os sucos de soja apresentam uma quantidade maior de sódio e não acredito que muitas mães prestam atenção nisso, pois já notei que uma boa quantidade delas fala com orgulho que o filho só toma “certa marca de suco de soja”.

Aos 30&Alguns acho legal passar esses tipos de informações adiante e é sempre bom ficarmos atentos as informações nutricionais dos alimentos que compramos para os nossos filhos.

Via.

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  1. Quando vemos quanto açúcar, emusificante, corante, sódio e tantas outras coisas mais têm nos sucos naturais de caixinha, ficamos impressionados. É outro daqueles alimentos (como disse a Ana Luiza Martinez G Masi falou há algumas semanas) que exige nossa atenção nos rótulos. Aqui compramos apenas 1 ou 2 marcas.
    (Vale lembrar que os tais emulsificantes são responsáveis por boa parte das cáries infantis!)

  2. debora

    Ótima matéria!
    Em casa uso apenas uma marca, e mesmo assim fico de olho. Nunca achei nada saudável fazer troca de sucos naturais (aqueles feitos em casa, com frutas frescas). Isso vale para salgadinhos e outras guloseimas mais que dizem conter vitaminas e tudo o mais que as crianças merecem, porém esquecem de avisar tbm sobre a quantidade de sódio, açucar e demais.

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