Documentário Quanto tempo o tempo tem

Quanto tempo o tempo tem é um documentário  de Adriana L. Dutra onde a diretora aborda o tempoe a falta dele – investiga as principais linhas de nossa consciência sobre o tempo ouvindo filósofos, físicos, arquitetos, neurocientistas, transumanistas e até uma monja budista para realizar uma profunda reflexão sobre a civilização e o futuro do tempo da existência humana.

O filme parte de um conflito interno da diretora sobre o tema. “Vivemos um tempo diferente. Corremos sempre, corremos sem motivo, corremos por nada. É como se o tempo tivesse ficado mais rápido. Tudo sugere velocidade, urgência e nossas vidas estão sempre atadas ao dever de alguma tarefa. Mas, afinal de contas, por que o tempo parece tão curto?”, questiona.

Assim, por meio de personagens entrevistados como André Comte-Sponville, Domenico De Masi, Nélida Piñon e Marcelo Gleiser, Ray Kutzweil, entre outros, Adriana encontra uma forma de tentar explicar as diversas relações do ser humano com o tempo.

Nessa discussão, o documentário aborda ainda as relações com as novas tecnologias e a globalização – que acontece com um aumento da produção constante, crescente e simultânea de conteúdo e de informação. O compartilhamento da privacidade por meio de redes sociais também é analisado: atualmente, via celulares, computadores, facebooks, twitters e conference calls, a identidade se multiplica e se faz presente em todos os lugares ao mesmo tempo. O simples ato de contemplar perdeu-se diante da imensa quantidade de estímulos oferecidos.

Quanto tempo o tempo tem conta com a codireção e direção de fotografia de Walter Carvalho. O filme participou do Festival do Rio e da 39ª Mostra Internacional de Cinema, além de outros festivais na América Latina.

SITE: http://www.quantotempootempotem.com

FACEBOOK:  www.facebook.com/quantotempootempotem/

FOTOS + CARTAZ: http://www.quantotempootempotem.com/#!still/crkb2

 

QUANTO TEMPO O TEMPO TEM estreia nos cinemas no dia 31 de março

Quanto tempo o tempo tem

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.