cadeirinha

Quais os perigos para crianças que sentam-se no banco dianteiro?

Por incrível que pareça, tenho notado, pelo menos na cidade onde moro, que os pais nem sempre levam os seus filhos sentados na cadeirinha, já vi pais com filhos menores de 10 anos de idade, sentados no banco dianteiro usando apenas o cinto de segurança. Outros pais deixam os filhos soltos no banco traseiro e ainda tem aqueles que colocam a criança na cadeirinha mas não colocam o cinto de segurança.

Código de Transito Brasileiro – Art.64. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros ( … ).

Resoluçao N° 277, de 28 de maio de 2008- Os menores de dez anos deverão ser transportados nos bancos traseiros usando individualmente cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente.

Acidentes de trafego são uma das principais causas de morte, ferimentos e incapacidades adquiridas em todo o mundo. 2° a Organização Mundial da Saúde, em pouco mais de uma década o acidente de transito será uma das 3 causas principais de todas as mortes no planeta. A cada ano, 2,4 mil crianças com até 14 anos de idade morrem em acidentes de transito no Brasil. Na estimativa do Ministério da Saúde, 9 em cada 10 mortes poderiam ter sido evitadas com o uso de equipamentos de segurança adequados: a cadeirinha ou o cinto de segurança.

Uma desaceleração brusca de um veiculo a 50km/h, uma criança com 10kg (1 ano de idade), sem cinto, e arremessada para a frente com um peso equivalente a 250kg.

Se uma criança se sentar no banco da frente e não estiver devidamente segura, pode acontecer de ser jogada contra o painel ou lançada do carro através do para-brisa.

Caso esteja em uma colisão frontal, as quais são o tipo de acidente mais mortífero, os restos de outro carro ou qualquer outra coisa colidida podem vir através do para-brisa. Caso seu filho esteja no banco traseiro, ele tem uma
chance melhor de evitar quaisquer projeteis. Se houver resíduos vindo pelo para-brisas, também existe o perigo do vidro ser soprado de volta para a cabine do veiculo.

Mesmo que a criança esteja usando o cinto de segurança corretamente e não seja atingida por detritos ou um airbag, e mais provável que sofra uma lesão nas costas, caso esteja no banco da frente. As colisoes frontais são o tipo mais comum, e a lateral do carro que e atingido absorve a maioria do impacto.

Os passageiros do banco traseiro ainda sofrem uma lesão “tipo chicote”, proveniente do impacto, mas sera pior para aqueles que estiverem no banco dianteiro.

É perigoso que uma criança que ainda não atingiu o peso e/ou o tamanho ideal passe a utilizar somente o cinto de segurança do veiculo. Neste tipo de situação, a faixa abdominal do cinto fica sobre o abdome e a transversal se sobrepõe ao pescoço e ao rosto.

cadeirinha

Crianças não estão seguras quando colocadas no colo de um adulto, mesmo no banco traseiro. Em caso de acidente o adulto pode prensá-la contra o painel ou banco dianteiro, com graves consequências.

cadeirinha

Facebook Comments
Comments
  1. Veri,a situação é mais complicada nos transportes escolares. Dá nos nervos ver as crianças soltas. Responsabilidade é questão de consciência.
    Beijo, menina

    • 30ealguns

      eu tb não consigo entender, mas o meu filho foi em um passeio escolar no ano passado, pelo menos todas as crianças estavam com cinto de segurança, mas no dia-a-dia, vejo crianças soltas mesmo, algumas em pé…

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões