Projeto HACKATRUCK vai ensinar programação iOS a estudantes de graduação

Hack a Truck 02A IBM Brasil e a Flextronics, em parceria com o Instituto de Pesquisas Eldorado e com colaboração da Apple, acabam de inaugurar o projeto HACKATRUCK: um laboratório itinerante que tem por objetivo capacitar estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação em programação SWIFT para plataforma iOS. Até o momento, 11 instituições, distribuídas por diversas regiões do Brasil, participam da iniciativa, que visa capacitar 500 alunos ao longo de 10 meses. A PUC-Campinas será a primeira universidade a receber o projeto, entre hoje e o dia 6 de novembro.

Com uma proposta metodológica inovadora, o laboratório digital móvel conta com sala de aula, dispositivos e aplicativos de última geração armazenados na nuvem IBM. Dentro do caminhão, os instrutores do Instituto Eldorado desenvolverão atividades de capacitação profissional, tendo como foco a linguagem SWIFT para iOS. Além do curso, os participantes terão a oportunidade de acompanhar oficinas sobre startups e empreendedorismo e terão contato com novidades tecnológicas como impressora 3D e óculos de realidade aumentada, por exemplo.

A partir de outubro, o laboratório viajará pelo Brasil, passando por Campinas, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Sorocaba, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, São José dos Campos e Brasília (confira no site o itinerário completo). Serão três semanas em cada uma das instituições de ensino superior parceiras treinando 28 alunos por período (manhã e tarde), em quatro horas de curso por dia, totalizando 60 horas. Ao final, os alunos receberão um certificado de participação. Os estudantes  devem realizar prova do EAD para se inscreverem no curso.

O objetivo dessa ação, além da capacitação profissional proposta, é apresentar aos alunos uma nova abordagem metodológica que os incentiva a resolver problemas de forma estruturada e colaborativa, o que é muito importante para a prática diária do profissional de Tecnologia da Informação (TI).

O mercado de TI no Brasil sofre com a falta de profissionais, mas, em contrapartida, existem vagas aguardando candidatos qualificados. Segundo a consultoria IDC, atualmente, o mercado carece de 40 mil profissionais na área de tecnologia e, em breve, esse número chegará aos 117 mil. Assim, o projeto HACKATRUCK tem por objetivo possibilitar uma nova visão para a carreira.

O HACKATRUCK traz uma oportunidade de colocar os alunos em contato com tecnologias de ponta, complementando seus cursos de graduação e incentivando o melhor direcionamento em sua carreira. “Vivemos hoje a era cognitiva, em que tecnologias proporcionam novos modelos de negócios que já nascem digitais graças à mobilidade, a conectividade e a nuvem. Esses novos profissionais precisam estar ainda mais preparados para trabalhar neste novo cenário que se renova a todo momento.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.