Programa Brasil Sorridente

Você já ouviu falar do Programa Brasil Sorridente?

O Programa Brasil Sorridente, tem como objetivo mudar a realidade de parte da população brasileira que não têm acesso à escova de dente com regularidade (4 escovas por ano), o que acaba acarretando incidência de cárie e de doença periodontal, um problema de saúde pública.

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa já instalou 1.159 consultórios odontológicos completos e em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde passou a autorizar o fornecimento de consultórios odontológicos para as novas Equipes de Saúde Bucal (ESB), de qualquer porte e estabeleceu que novas equipes podem ser credenciadas em locais onde exista apenas Agentes Comunitários de Saúde.

Segundo Gilberto Pucca,coordenador do Programa,“Uma cárie não tratada compromete a saúde da boca e outras doenças começam a ser diagnosticadas. A prevenção de doenças bucais só é possível com uso regular e contínuo de escova e pasta de dente. Não queremos apenas criar um hábito em adultos, mas um hábito familiar. Todas as pessoas que fazem parte dessa família têm que ter acesso à saúde bucal”, devido a esse motivo, nesse ano serão distribuídos 40,6 milhões de kits de saúde bucal (pasta de dente e escova) em todo o Brasil .

Desses kits, 32,4 milhões serão entregues para as Equipes de Saúde Bucal (ESB) em 4.597 municípios e os outros 8,2 milhões de kits, serão enviados para escolas públicas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

As Equipes de Saúde Bucal (ESB) “estão em municípios que atendem a, pelo menos, um dos seguintes critérios: IDH igual ou inferior a 0,7 e população até 50 mil habitantes na Amazônia Legal e 30 mil nas demais regiões; integraram o Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde – PITS; ou atendem populações remanescentes de quilombos ou residentes de assentamentos.”

Cobertura do Programa:

– Região Nordeste: 72,1% da população atendida (mais de 38 milhões de pessoas),  possui a maior quantidade de Equipes de Saúde Bucal (ESB) em atuação, com um total de 8.508.

– Região Centro-Oeste: 50,3% de sua população atendida, com 1.446 equipes em atuação.

– Região Norte: 6,8 milhões de pessoas (45,3% da população) são atendidas por mais de 1,2 mil equipes.

– Região Sul: 42,7% da população atendida e 2.346 equipes estão credenciadas.

– Região Sudeste: 27,4% da população atendida (21,9 milhões de pessoas).

Para saber maiores informações sobre o programa, visite o Portal da Saúde.

Aos 30&Alguns, acho fundamental compartilharmos informações que podem beneficiar outras pessoas.

Facebook Comments
Comments
  1. Eu já. A dentista comunitária passou aqui em casa e avaliou todas as bocas, todos os dentes dos moradores. O ruim destes projetos, é tão somente, a demanda. Faz cinco meses que ela passou aqui. E quando passou disse-nos: quando for a sua vez, nós vamos te chamar!

  2. sandra rosa dos santos

    gostaria que o programa Brasil Sorridente me ajude a encontrar um endereço no rio de janeiro para que eu possa ajudar a uma grande amiga que por sinal está muito mal da boca, pois ela está com dois
    dente superior mole e não consegue atendimento nos postos de saude

  3. Simone Nunes

    Aonde encontro um posto do Brasil Sorridente na cidade do Rio de Janeiro?
    Moro no bairro da Penha.
    Poderia me informar endereço e telefone?
    Estou precisando de um aparelho dentário urgente e não tenho condições finaceiras para obeter um.

  4. Julio de Queiroz Neto

    Presados Srs.
    Estou precisando saber o endereço e o Telefone de um POSTO do Brasil Sorridente na Cidade do GURUJÁ-SP

  5. Thais

    Oi gostaria de saber telefone e endereço de uma nidade em são paulo – zl
    obrigada

  6. Márcia

    Boa tarde,

    Quero saber como funciona o Programa Brasil Sorridente: nós é que temos de ir até lá ou eles é que vêm até nòs?
    Podem me dar o endereço da Lapa-SP/SP? ou o telefone?

    Aguardo resposta e obrigada

  7. Amigas Simone Nunes,nao sei se servira para Sandra Rosa dos Santos vc acho nao falou onde vc reside no Rio de Janeiro.Esse programa Brasil Sorridente e muito bom tem no hospital Francisco da Silva Teles em Iraja ele fica bem na pça do cemiterio de Iraja mesmo fica no segundo ou terceiro andar do hospital existe um cadastro antes do inicio do tratamento fazem umas palestras explicando como fazer higiene nos dentes etc..Vãõ la não desistam se tiver que aguardar uma vez cadastrado vc fica direto no programa de seis em seis meses volta para fazer consulta .Boa sorte me enviem noticias se conseguiram.

  8. Danielli Souza

    Gostaria de saber o tel e endereço de uma unidade do Rio de Janeiro, morro na Barra da Tijuca. Obrigada.

  9. Altamir Guimarães

    Tenho um laboratório de prótese dentária na cidade de São Gonçalo,Estado do Rio de Janeiro. Como faço para me cadastra no projeto

    • Veridiana Serpa

      Altamir você tem que entrar em contato com o site deles, aqui é um blog que informou que existe o Programa Brasil Sorridente.

  10. valdite

    gostaria de saber onde tem um brasil sorridente no rj nova iguaçu ou proximo pois meu filho quebrou o dente da frente quando pequeno e dente posto caiu e nao tenho como pagarum tratamento agora alem disso os dentes dele alguns estao torto sendo ele motivo de bricadeiras maldosas na escola

  11. Vera Lúcia de Carvalho Pirk

    Gostaria de saber quais cidades da Região Metropolina do Vale do Paraiba são atendidas pelo programa Brasil Sorridente.

  12. Pedro Barbosa

    Resido em Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ (próximo à cidade de Itaguaí – RJ), preciso de prótese dentaria e não tenho recursos para fazer as mesmas.
    No entanto não tenho ouvido falar que, este programa chegou aqui, este local é o maior colégio eleitoral desta tão grande cidade e também onde se concentra a maior população de baixa renda, centena de milhares não tem sequer, condições de comprar comida para sobreviver, muito menos tratar dos dentes.
    Por favor, não pensem que todos que moram na Cidade do Rio de janeiro têm condições financeiras, mais de 90% desta mesma população é escrava da atual conjuntura sócio política capitalista-selvagem.
    ajude-nos.

  13. Isabel Gadelha

    Bom dia!
    Uso aparelho ortodôntico, a pelo menos 3 anos e faltam dentes na boca. Depois que tirar o aparelho, preciso de implantes e não tenho condições financeiras de colocá-los.
    Gostaria de saber se me enquadro no programa e se aqui em Niterói há o atendimento.
    Obrigado!

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões