Pesticidas poderiam afetar o aprendizado das crianças?

Lendo a The Week, acabei chegando na matéria “Do pesticides on fruits and veggies cause ADHD?” e achei interessante compartilhar o conteúdo com os leitores desse blog, já que um estudo publicado no Journal of Pediatrics, mostra que uma das origens do misterioso crescimento do número de crianças portadoras do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) podem estar relacionados aos baixos níveis do malathion, pesticida organofosforado, comumente encontrado em frutas e legumes.

Estima-se que entre 3%-7% das crianças americanas tenham TDAH, sendo maior a probabilidade dos meninos  serem afetados.

Ao analisarem amostras de urina de 1.139 crianças entre 8-15 anos de idade, dos 119 que foram diagnosticados com TDAH também tiveram detectadas as maiores concentrações do malathion na urina.

Apesar da pesquisa não ser conclusiva, é bastante sugestiva e estudos prévios realizados em grupos específicos de alto risco – como os filhos de trabalhadores rurais – mostraram que a exposição substancial aos pesticidas podem afetar o desenvolvimento cerebral.

Aos 30&Alguns, acredito que se você não sabe a origem dos alimentos que compra, tente comprar frutas, legumes e vegetais orgânicos, sempre que possível, especialmente produtos que levam bastante pesticidas, como morangos, framboesas e pêssegos.

Utilize o mínimo possível repelente e outros pesticidas que utilize me casa ou no jardim.

Segundo o Environmental Working Group, é relativamente seguro comer cebolas, abacates, espigas de milho fresco local, abacaxis, mangas, aspargos, ervilhas doce, kiwi, repolho, berinjela, tomate, mamão, melancia, brócolis e batata doce,mesmo sem serem orgânicos, bastando lavar sob água corrente antes de comê-los.

Facebook Comments
Comments
  1. Laura

    Obrigada pela info! Muito interessante!!!!

  2. Impressionante…É de se pensar o efeito de substâncias que nem sabemos que existem em tudo que comemos, usamos e os danos que podem causar…Assustador pra dizer o mínimo.

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões