Outro dia estava conversando com o meu irmão a respeito de programas e apresentadores de TV e eis que o assunto BBB surge na conversa e foi então que nos demos conta que a nova geração tem apenas como referencial o Pedro Bial apresentador do BBB, não fazem a mínima idéia dos grandes acontecimentos mundiais que ele fez a cobertura como jornalista.

Pedro Bial nasceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de março de 1958, irmão de   Alberto e Irene Bial, jogou basquete pela seleção brasileira juvenil, em 1980 formou-se em jornalismo pela PUC-RJ, trabalhou com cinema, como assistente de câmara, assistente de direção, dirigiu um curta-metragem, trabalhou montando na moviola, em 1981 fez o curso de formação em jornalismo que o levou a trabalhar na Rede Globo.

Bial iniciou seu trabalho na Rede Globo no Jornal Hoje, passou pelo Globo Repórter, onde ficou até 1988, apresentou os shows televisionados do Rock in Rio II.

(Pedro Bial entrevista Rita Lee no Globo Repórter)

Foi correspondente internacional da Rede Globo de 1989 até 1997, cobriu eventos importantes como a Guerra do Golfo, o Colapso da União Soviética e a queda do Muro de Berlim.

(vídeo abaixo mostra Plantão da Rede Globo que entrou no ar durante a novela Roque Santeiro – Anunciando
o fim da União Soviética )

Depois de 8 anos como correspondente internacional, retornou ao Brasil e tornou-se apresentador do Fantástico e do programo Espaço Aberto no canal de TV a cabo Globo News

(Pedro Bial entrevista Paul McCartney para o Fantástico)

(Programa Espaço Aberto, entrevista com a escritora Daniela Abade)

Em 2001 tornou-se apresentador do Big Brother Brasil ao lado de Marisa Orth, continuou sendo o único apresentador do programa, nesse interim ainda fez a a cobertura da morte do Papa,  matéria especial do Jornal Nacional sobre Walesa e o Solidariedade, entrevistou o presidente Lula para o Fantástico, entre ouras matérias.

Curiosidades:

  • em 84 formou com Claufe Rodrigues e Luiz Petry um grupo de recitais Os Camaleões
  • roteirista, produtor e diretor com o filme Outras Estórias (1998)
  • roteirista, produtor e diretor do documentário Os Nomes de Rosa (1997).
  • em 2004, publicou o livro Roberto Marinho uma biografia póstuma autorizada do fundador da Rede Globo
  • autor dos livros-reportagem: Crônicas de Repórter e Leste Europeu
  • co-autor de revolução ao vivo, escrito com Renée Castelo Branco, baseados no tempo de correspondência
  • foi casado durante dois anos com a atriz Giulia Gam, com quem teve um filho (Theo)
  • foi casado com a atriz Fernanda Torres
  • foi casado jornalista Renée Castelo Branco, com quem teve uma filha (Ana)
  • foi casado durante 9 anos com a a cineasta e produtora Isabel Diegues (filha de Nara Leão e Cacá Diegues) com que teve um filho (José Pedro)
  • participação como ator no longa Desenrola, o Filme.
  • em 2003 traduziu e interpretou “Filtro Solar”, de Mary Schmich

Para ler a bibliografia completa de Pedro Bial, acesse Memória Globo

Aos 30&Alguns acredito que sempre é muito bom compartilhar informação.

fontes: Wikipedia, Revista Press, Contigo,

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com