[Peça Teatral] Estreia Enquanto Ela Dormia

Estreia dia 2 de agosto de 2017, no Mezanino do Centro Cultural FIESP, o espetáculo Enquanto Ela Dormia, com direção de Eliana Monteiro e dramaturgia de Carol Pitzer. Em cena, a atriz Lucienne Guedes dá vida à personagem Dora. A ficha técnica ainda tem Guilherme Bonfanti no desenho da luz, Marisa Bentivegna na cenografia, Marichilene Artisevskis no figurino, Erico Theobaldo na trilha sonora, Antônio Duran no dramaturgismo e Bruna Lessa no vídeo. A montagem inédita fica em cartaz até o dia 22 de outubro, com entrada gratuita. O texto foi escrito por Carol Pitzer em 2016, no Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council.

O enredo conta a trajetória de Dora, uma professora de literatura, que presencia uma cena de abuso em um ônibus, fato que desperta memórias submersas de sua infância. O argumento do texto nasceu do relato de uma amiga à dramaturga, que começou então a observar os abusos diários vividos pelas mulheres e a se questionar sobre os mecanismos usados para minimizar, esconder, disfarçar, apagar essas violências. “Percebi que não só a sociedade nos cala, mas que nosso próprio corpo apaga certas lembranças dolorosas como forma de nos manter vivas”, conta Carol.

Para elaborar a encenação, a diretora Eliana Monteiro propôs uma pesquisa artística a toda equipe de criação sobre três eixos temáticos. “O primeiro foi o dos contos de fadas, que participam da construção do imaginário universal do feminino. Outro eixo pesquisado foram as histórias de amputações as quais a mulher foi submetida para caber em uma sociedade patriarcal. E por último, as memórias de uma história de amor”, explica Eliana.

Fruto de um processo colaborativo, a peça Enquanto Ela Dormia apresenta uma investigação no campo das artes plásticas e da fotografia, em especial a obra da fotógrafa norte-americana Francesca Woodman.

Sinopse:
Enquanto Ela Dormia conta a história de Dora, personagem submetida a convenções sociais predominantemente formuladas pelo gênero masculino. Quando motivada por acontecimentos cotidianos, Dora traz à tona seus próprios traumas, frutos de uma sociedade patriarcal enraizada.

Com uma temática emergente e atual, o espetáculo aproxima o público do universo feminino ao demonstrar os abusos, violências e a constante marginalização social do gênero. O enredo desenvolve uma atmosfera dramática, que demonstra e reflete sobre questões da subjetividade da mulher.

 

Serviço:
Enquanto Ela Dormia
Temporada: 2 de agosto a 22 de outubro de 2017
Horários: quarta a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30
Local: Mezanino do Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Capacidade: 50 lugares
Duração: 70 min
Recomendação: 16 anos
Grátis. Reservas antecipadas de ingressos pelo site www.centroculturalfiesp.com.br. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do espetáculo, de acordo com o horário de funcionamento da bilheteria (quarta a sábado, das 13h às 20h; domingo, das 11h às 19h30).
Mais informações: www.centroculturalfiesp.com.br

Facebook Comments

ADD YOUR COMMENT

Mostrar botões
Esconder botões