Os carboidratos são fundamentais para o organismo?

Os carboidratos são essenciais na nossa alimentação. Sua ingestão é fundamental para o funcionamento do nosso organismo de forma eficiente, porque fornecem energia para desenvolver todas as atividades do dia a dia. Eles também auxiliam em diversos processos fisiológicos, como a manutenção de massa muscular e a queima de gordura. Quem treina em uma academia com alguma destas finalidades por exemplo, precisa aliar a ingestão de carboidrato e proteína de forma equilibrada para ter melhores resultados.

Por entender a importância deste nutriente, a Adria em parceria com a Equilibrium, através da nutricionista Mariana Golgatti, explica os efeitos de uma alimentação pobre em carboidrato.

Os carboidratos são a base da nossa alimentação, deve ser incluído em todas as refeições, de forma equilibrada, para ajudar no equilíbrio de energia gradual no dia . Cerca de 45-65% do valor energético total do que é consumido diariamente deve vir do carboidrato. Por exemplo, em uma dieta de 2000 kcal, uma porção de 80g de macarrão corresponde a 19% do valor diário de carboidrato.

A exclusão de carboidrato no longo prazo leva a uma dificuldade de o corpo funcionar. Dietas com restrições muito severas de carboidrato dificultam bastante a manutenção de uma alimentação saudável, causando um desequilíbrio.O único nutriente que o cérebro reconhece como fonte de energia é o carboidrato. Como o cérebro armazena pequenas quantidades deste nutriente no decorrer do dia, o consumo em porções corretas é importante para mantê-lo funcionando na sua capacidade máxima.

Facebook Comments
Curta nossa página 😉
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.