Obesidade infantil: 33,5% das crianças brasileiras estão acima do peso

Obesidade infantil: 33,5% das crianças brasileiras estão acima do peso

Estudos mostram que uma criança obesa em idade pré-escolar tem 30% de chances de virar um adulto obeso. O risco sobe para 50% caso ela entre na adolescência gorda, então hambúrgueres, cachorro-quente, batata frita, refrigerantes e doces, inevitavelmente os alimentos preferidos de crianças e adolescentes acabam se tornando uma combinação perigosa que tem elevado os índices de obesidade infantil no Brasil e os expondo a riscos de adultos, como baixa auto-estima, problemas ortopédicos, infecções respiratórias e de pele e até mesmo a possibilidade de se desenvolver uma cirrose hepática, alguns dos prejuízos que o excesso de peso pode causar.

Reverter o quadro depende basicamente da reeducação alimentar. Outros fatores como genética e sedentarismo podem contribuir para o aumento de peso, entretanto uma alimentação saudável é capaz de minimizar o ganho elevado de peso.

Closeup view of scales on a floor and kids feet

É de suma importância estabelecer horários para as refeições e reduzir o consumo de alimentos muito calóricos e pouco nutritivos, como salgadinhos industrializados, bolachas recheadas e lanches fast foods, para isso é eficaz fazer das refeições saudáveis um momento de diversão para a criança, com pratos coloridos, com sabores e texturas diferentes, seja criativo, inove, crie personagens fictícios com os alimentos. Se necessário, dê nomes as verduras, legumes e frutas.

Além de ingerir frutas, legumes e vegetais é necessário encontrar o equilíbrio da dieta, a nutróloga Liliane Oppermann recomenda que a criança consuma, pelo menos, um alimento de cada um dos três grupos abaixo, em cada refeição:

– Alimentos Reguladores: Ricos em vitaminas, minerais e fibras, facilmente encontrado nas frutas, verduras e legumes.

– Alimentos Energéticos: São os responsáveis por fornecer energia ao organismo. Fontes de carboidratos, como: massas, cereais, batata, mandioca, farinhas, etc.

– Alimentos Construtores: Ajudam a construir a musculatura do corpo. Proteínas, cálcio e ferro, facilmente encontrados nas carnes em geral, leites e derivados, ovos e leguminosas, como soja, feijão e ervilha, etc.

Como anda a alimentação na sua casa?

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